Destaque Novidades

Segredo: patente revela que Toyota Corolla Cross brasileiro será maior

Rival de Volkswagen Taos e Jeep Compass, o inédito Toyota Corolla Cross foi registrado no Brasil
Patentes Toyota [INPI]
Patentes Toyota [INPI]

Após a revelação do Volkswagen Taos no Brasil, o próximo grande lançamento entre os SUVs médios será o Toyota Corolla Cross. Antes de sua chegada, no entanto, patentes foram registradas pela marca japonesa e revelaram um grande segredo: o Corolla Cross brasileiro será maior que o modelo já à venda lá fora.

Desde que ele estreou lá fora, muito se falava sobre o aproveitamento da distância entre-eixos do sedã para o SUV na versão brasileira. Por aqui, o RAV4 tem preço na casa dos R$ 200 mil e a categoria valoriza espaço interno, permitindo que o SUV do Corolla tupiniquim seja maior.

Na Ásia, o SUV tem 2,64 m de entre-eixos, que será ligeiramente esticado para 2,70 m como acontece no sedã. Esse crescimento de 6 cm no entre-eixos fica evidente no registro de patente ao observar que a parte fixa da janela da porta-traseira é um pouco maior no modelo do registro de patentes quando comparado ao Corolla Cross já à venda lá fora. A coluna C também é ligeiramente mais larga.

Apesar disso, o restante do visual segue idêntico ao modelo internacional, o que levará ao uso do mesmo interior do sedã. Outra coincidência entre eles será a motorização: as versões de entrada usarão motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv atrelado ao câmbio CVT DirectShift que será usado também pelos Fiat e Jeep turbo no Brasil.

O grande diferencial do Toyota Corolla Cross no Brasil frente a seus rivais será a versão híbrida flex que aproveitará o conjunto do Corolla Hybrid constituído por um motor 1.8 quatro cilindros aspirado ligado a um motor elétrico que entrega 122 cv. O câmbio também é CVT, mas aqui ele não simula marchas e não tem a primeira marcha física.

O Jeep Compass também terá uma versão híbrida futuramente, mas ela será do tipo plug-in, beberá apenas gasolina e, potencialmente, será mais cara que o Corolla Cross Hybrid. O SUV da Toyota eletrificado mira as versões diesel do rival Compass, enquanto o modelo 2.0 tentará fazer sombra ao recém-revelado Volkswagen Taos com seu motor 1.4 TSI de 150 cv, que será vendido no começo do ano que vem.

>>Como fica Volkswagen com novo Taos, mudanças no up! e futuro do Gol?

>>Jeep confirma SUV de 7 lugares maior que o Compass para 2021

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar