Novidades

Toyota prepara Corolla esportivo para brigar com o VW Golf GTI

Além do inédito Toyota Corolla GR, marca japonesa também quer uma versão esportiva sucessora da Corolla Fielder

Toyota Corolla hatch [divulgação]
Toyota Corolla hatch [divulgação]

A Toyota está empenhada em manter a dominação global do mercado automotivo nas mãos do Corolla. Depois de unificar o modelo globalmente e de lançar uma inédita variante SUV (Corolla Cross), a marca japonesa já tem no forno o inédito Corolla GR, o modelo que quer deixar o Volkswagen Golf GTI para trás.

Hoje a referência global em hatch médio esportivo é o Golf GTI. Mesmo que ele não seja o mais rápido (título do Renault Mégane RS) ou o mais potente (Mercedes A 45 AMG S), o GTI é considerado o melhor em termos dinâmicos e entrega de diversão ao volante. Mas a Toyota quer esse título para o Corolla.

Convenhamos, apesar da história do Corolla com o AE86, o nome do médio nunca foi diretamente associado a diversão ao volante. Ele sempre foi um modelo mais voltado para o conforto e condução sem esforço no dia-a-dia. Com o Corolla GR, a Toyota quer mudar essa visão.

Toyota Corolla hatch [divulgação]
Toyota Corolla hatch [divulgação]
O modelo terá uma abordagem de performance radical seguindo os preceitos estabelecidos pelo Yaris GR europeu. Ele poderá usar o 1.6 três cilindros turbo do Yaris GR de 260 cv e 36,7 kgfm de torque ou o 2.0 quatro cilindros turbo da Lexus que hoje entrega 245 cv, mas que pode ganhar mais alguns cavalos nas mãos da Toyota.

Tudo vai depender de como a Toyota vai posicionar o Corolla GR. Se ele mirar o Golf GTI e usar apenas tração dianteira, é provável que ele fique com potência até os 300 cv. Já se preferir ter tração integral como no caso do Yaris GR, o hatch médio esportivo poderá ter cavalaria para peitar o VW Golf R e o Mercedes A45 AMG S.

A boa notícia para os entusiastas, segundo o site japonês Best Car, é que a Toyota planeja também fazer uma versão GR da perua Corolla Touring Sports, a sucessora da Fielder vendida no Brasil. É possível que a versão GR, tanto sedã, quanto perua, só apareça após a primeira reestilização do Corolla, programada para os próximos dois anos. O sedã não deverá oferecer uma versão esportiva de verdade para bater de frente com o Volkswagen Jetta GLI, mas a marca prepara uma variante GR Sport (esportiva visual) para o Brasil.

>>Carro voador patrocinado pela Toyota pode mudar rumo do automóvel

>>Toyota Hilux híbrida é confirmada para 2021

>>Toyota Yaris hatch 2021 tem visual revelado e equipamentos de Corolla