Destaque

Corolla GR de 300 cv está em desenvolvimento pela Toyota

Para todos aqueles que acham que o Toyota Corolla é um carro sem graça, divisão Gazoo promete provar o contrário

Toyota Corolla GR Sport [divulgação]
Toyota Corolla GR Sport [divulgação]

Apesar de já ter contado com variantes esportivas, incluindo o cultuado AE-86 com tração traseira, o Toyota Corolla anda ultimamente mais ligado ao conforto. Por conta disso, muitos o tomam como um modelo mais careta e sem graça. Mas a divisão Gazoo Racing da Toyota prepara uma grande prova do contrário com um Corolla de 300 cv.

O tão aguardado Toyota GR Corolla vem sendo preparado há um certo tempo. O esportivo será baseado no modelo hatch, não vendido no Brasil, e compartilhará diversas coisas como GR Yaris. A princípio seriam 260 cv, mesma potência do Yaris apimentado. Mas a Toyota vai colocar mais caldo no feijão para chegar aos 300 cv, segundo o CarSensor.

Isso justifica a demora para o lançamento do Toyota GR Corolla. Ele usará o mesmo 1.6 três cilindros turbo a gasolina do GR Yaris. Com a apimentada para os 300 cv, o médio tomará para si o título de carro três cilindros mais potente do mundo. Essa cavalaria colocará o Toyota em pé de igualdade com o Volkswagen Golf R que tem tração integral também.

Toyota Corolla GR Sport [divulgação]
Toyota Corolla GR Sport [divulgação]
A ideia é que o novo modelo tenha tração nas quatro rodas, mas adote transmissão manual de seis marchas. A pegada mais esportiva e purista faz parte dos novos modelos esportivos da Toyota. Tanto que o novo Supra já tem uma versão manual em desenvolvimento pela Gazoo Racing.

Topo da gama com pimenta

Esteticamente espere por elementos mais exagerados em relação ao Corolla GR Sport que ilustra essa matéria. Espere por rodas grandes, para-lamas alargados, entradas de ar enormes na traseira e saídas de escape grandes na traseira combinando com um protuberante aerofólio.

Toyota Corolla GR Sport [divulgação]
Toyota Corolla GR Sport [divulgação]
Como os modelos GR são os mais esportivos da gama Toyota, a marca costuma usar a carroceria mais propensa a isso. Por conta desse motivo, o GR Corolla será vendido somente na variante hatch, não havendo chances de um Corolla sedã ou um Corolla Cross de 300 cv. Justamente as duas carrocerias que são oferecidas no Brasil em variantes GR Sport.

>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação

>>Honda cogita Civic Cross para brigar com o Toyota Corolla Cross

>>Exclusivo: Toyota trabalha em novo motor 1.5 para SUV nacional