Destaque Mercado

Por pouco Toyota Corolla não vende mais que todos os sedãs médios

Apenas vinte unidades separam o Toyota Corolla da dominação completa da categoria dos sedãs médios no Brasil
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]

Com a aposentadoria do Citroën C4 Lounge no Brasil, a categoria de sedãs médios voltará a ter apenas nove integrantes. E isso tornará a vida do Toyota Corolla ainda mais fácil, não que ela já não seja. Prova disso é a humilhação provocada pelo sedã japonês aos seus rivais.

Por míseras 20 unidades, as vendas do Toyota Corolla ficaram abaixo da soma de todos os outros nove sedãs médios vendidos no Brasil durante outubro. São 4.240 unidades no sedã da Toyota contra 4.260 da soma de Civic, Cruze, Jetta, A3 Sedan, Arrizo 6, Cerato, Classe A Sedan, C4 Lounge e Sentra.

Novidades e aposentadorias

O ranking sofrerá algumas alterações fortes nos próximos meses. O C4 Lounge já foi aposentado e sumirá em breve do top 10. As unidades emplacadas são restante de estoque, que devem ser vendidas em promoção.

Citroën C4 Lounge [divulgação]

Já o Nissan Sentra, que escorregou para a última colocação do segmento, terá uma nova geração desembarcando no Brasil muito em breve. O modelo já estreou na Argentina e não deve tardar a chegar ao nosso mercado.

Ainda em sexto lugar, CAOA Chery Arrizo 6 vem crescendo. Ele já dobrou as vendas em relação a julho e começa a aparecer no retrovisor do Audi A3 Sedan, que está prestes a mudar de geração. O Arrizo 6 é um dos poucos que vem crescendo na categoria, junto ao Corolla e ao Civic.

CAOA Chery Arrizo 6 (divulgação)

Em contrapartida, o Chevrolet Cruze vem perdendo força. Em setembro vendeu menos que o Volkswagen Jetta, mas recuperou seu terceiro lugar em outubro. Desde que saiu de linha em outros países e passou a ser exclusivo do mercado sul-americano ele tem perdido força. Há tempos não vende mais de mil unidades, segundo dados da Fenabrave. Novamente uma prova de que a vida do Toyota Corolla têm ficado mais fácil.

Sedãs médios mais vendidos de outubro

  1. Toyota Corolla – 4.240 unidades
  2. Honda Civic – 2.643 unidades
  3. Chevrolet Cruze – 525 unidades
  4. Volkswagen Jetta – 436 unidades
  5. Audi A3 Sedan – 260 unidades
  6. CAOA Chery Arrizo 6 – 204 unidades
  7. Kia Cerato – 188 unidades
  8. Mercedes-Benz Classe A Sedan – 118 unidades
  9. Citroën C4 Lounge – 45 unidades
  10. Nissan Sentra – 21 unidades

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Nissan Sentra 2021 chega à Argentina sem turbo. Será assim no Brasil?

>>Citroën C4 Lounge morre no Brasil e hegemonia do Toyota Corolla cresce

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar