Destaque Novidades

Toyota anuncia que seu primeiro elétrico será um SUV médio-grande

Maior que o RAV4 e com visual esportivo, primeiro carro 100% elétrico da Toyota será um SUV que inaugurará nova plataforma
Primeiro carro elétrico da Toyota será um SUV [divulgação]
Primeiro carro elétrico da Toyota será um SUV [divulgação]

Apesar de ser uma das pioneiras no segmento de carros híbridos, a Toyota demorou demais para investir na eletrificação completa. Hoje sem um Toyota elétrico para chamar de seu, a marca japonesa já anunciou uma forte ofensiva nesse sentido para os próximos anos.

Mas isso mudará em breve. Oficialmente anunciado através de um teaser, o primeiro Toyota elétrico de produção em massa será um SUV de porte médio-grande. Ele será maior que o RAV4, mas não tão opulento quanto um SW4.

Linha de elétricos da Toyota antecipada por conceitos [divulgação]
Linha de elétricos da Toyota antecipada por conceitos [divulgação]
Ele será o responsável por inaugurar a nova plataforma modular de elétricos e-TNGA, uma variante da base TNGA do Corolla, mas voltada à eletrificação total. Ainda não se sabe qual será o layout dessa plataforma: tração dianteira, tração traseira ou integral.

O desenvolvimento foi tocado em parceria com a Subaru, que deverá ter um derivado para si, com foco no mercado europeu. Por isso, a tração integral deverá ser um dos focos da plataforma e-TNGA em virtude da tradição da Subaru nesse quesito.

[divulgação]
[divulgação]
O lançamento é esperado para 2021, provavelmente na segunda metade do ano. Esse modelo será o primeiro Toyota elétrico de uma família de modelos que contemplará ainda um hatch compacto, uma minivan de porte médio, um sedã médio, um crossover e um SUV grande.

Além dos modelos 100% elétricos da Toyota, a marca também investirá forte em outras soluções ecologicamente corretas. O Mirai movido a hidrogênio recentemente chegou à segunda geração e começará sua distribuição global em 2021. Além disso, a marca trabalha em um superesportivo híbrido.

[divulgação]
[divulgação]
A eletrificação da linha Toyota será mais forte nos próximos anos com versões híbridas de Hilux e SW4. Além disso, o Corolla deverá ter cada vez mais foco nas versões híbridas, especialmente em seu derivado SUV, o Corolla Cross.

>>Toyota e Suzuki trabalham em SUV compacto rival do Hyundai Creta

>>Audi e-tron é o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2020

>>Tesla emplacou 27 carros no Brasil em 2020 sem representação oficial

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar