Destaque

Depois da Renault, Toyota fecha fábrica na Rússia

Tensões entre Rússia e Ucrânia pioram no cenário global e diversas marcas estão fechando fábricas no país, entre elas a Toyota

Toyota Rússia Camry [divulgação]
Toyota Camry [divulgação]

Depois da Renault entregar a Lada para o governo da Rússia por centavos e fecha fábrica no país, chega a vez da Toyota fazer o mesmo. A linha de produção da marca japonesa em São Petesburgo fechou definitivamente depois de ficar seis meses parada.

A interrupção das atividades da fábrica da Toyota na Rússia aconteceu em 4 de março por conta de falta de suprimentos e materiais. Tanto causado pela crise de semicondutores, quanto pela falta de abastecimento de materiais industriais na Rússia por conta da guerra. A planta fechou em março e não reabriu, para agora fechar de vez.

A unidade era responsável pela produção de RAV4 e Camry, especialmente para o mercado local. “A decisão para encerrar terminantemente a produção de carros da Toyota na Rússia não foi fácil”, afirma a marca em comunicado. ”Porém, depois de seis meses, não foi possível voltar às atividades normais e não vemos indicações de que poderemos voltar no futuro”.

Fábrica Toyota Rússia [divulgação]
Contudo, o fechamento da planta não significa que a Toyota está saindo do mercado russo. Ela seguirá junto da Lexus atuando como importadora. A marca promete manter o máximo de funcionários quanto possível em sua rede de revendas, mas os trabalhadores da linha de produção poderão ser realocados ou dispensados.

“Gostaríamos de agradecer aos nossos empregados pelo trabalho duro e lealdade. Em reconhecimento ao valoroso trabalho e contribuição, oferecemos assistência para recontratação, treinamento e bem-estar, incluindo suporte financeiro para questões legais”, diz a Toyota em comunicado oficial.

Toyota RAV4 [divulgação]

Linha Toyota Rússia

Vale lembrar que na Rússia a Toyota vendia as versões nacionais de Camry e RAV4, que passarão a ser importados como o restante da gama. A marca conta lá com importados Corolla sedã, Highlander, SW4 (vendido como Fotuner), Land Cruiser 300, Land Cruiser Prado, Hilux, Alphard e HiAce. Eles seguem todos em linha mesmo com o fechamento da fábrica.

Já a Lexus, que nunca produziu carros na Rússia, segue com sua linha de modelos inalterada. Por lá são comercializados os SUVs UX, NX, RX, RX L, GX e LX. Há ainda a linha de passeio constituída pelos sedãs LS e EX, além do cupê LC. Vale ressaltar que as vendas de carros na Rússia caíram 60% em um ano, mas em julho retraíram mais 75%.

>>Fiat Toro da Toyota? Mini Hilux pode se chamar Stout

>>Novo SUV compacto da Toyota tem desenho vazado

>>Toyota Hilux com motor V12 e 1.000 cv humilha muita Ferrari