Destaque Novidades

Toyota Corolla sedã também pode ter versão GR

Por enquanto somente o hatch representa o Corolla na família Gazoo, mas o sedã produzido no Brasil também pode ganhar tempero esportivo
Toyota Corolla GR-S 2023 [divulgação
Toyota Corolla GR-S 2023 [divulgação

Rapidamente ampliando sua oferta de modelos assinados pela grife Gazoo Racing, a Toyota está pensando seriamente em fazer um GR Corolla sedã. Até o momento, apenas a versão hatch do carro mais vendido do mundo terá a variante esportiva. Contudo, a Toyota sinalizou com bons olhos a ideia de um sedã apimentado.

Segundo informações obtidas pela Motor Trend, Bob Carter, vice-presidente executivo de vendas da Toyota, só disse para que todos “fiquem atentos” ao ser questionado sobre um possível GR sedã. Hoje existem apenas duas alternativas para a Toyota fazer isso: Corolla ou Camry – já que dificilmente o Yaris sedã, que é um modelo de baixo custo, viraria um GR.

Hoje a Toyota tem o Camry TRD à venda nos EUA. O modelo tem motor V6 3.5 de 310 cv e visual bastante esportivo. Ele pode vir a ser convertido em um GR Camry sem muitas modificações além do visual para se adequar à grife esportiva global. Vale lembrar que os modelos GR sempre têm tração integral, algo que o Camry TRD possui opcionalmente.

Toyota Camry TRD [divulgação]
Toyota Camry TRD [divulgação]
O caminho mais fácil é um GR Corolla sedã. Afinal, todo chassi, motor, túnel de transmissão e modificações mecânicas já feitas para o hatch esportivo podem ser transplantados para o sedã. Haveria, claro, um trabalho diferente de suspensão por conta do balanço traseiro maior, além do visual completamente diferente do hatch.

Contudo, o cofre do motor já está pronto para o 1.6 três cilindros turbo a gasolina de 304 cv e 37,7 kgfm de torque. Afinal, Corolla hatch e sedã possuem mesma plataforma e estrutura. Além disso, o câmbio manual de seis marchas também encaixa facilmente no sedã pelo mesmo motivo, tal qual a tração integral.

Toyota GR Corolla [divulgação]
Toyota GR Corolla [divulgação]
Isso abre chance de a Toyota produzir o GR Corolla sedã no Brasil, caso ele exista? Não. Afinal, é um produto de baixo volume de vendas. Além disso, o hatch já está confirmado para o nosso país. Se o sedã realmente ver a luz do dia, é mais provável que a Toyota cogite o importar do que gastar milhões para produzir um carro com potenciais vendas baixas.

>>Além do 408 SUV cupê, Peugeot terá o 408 sedã rival do Toyota Corolla

>>SUV compacto de baixo custo da Toyota será revelado em 1º de julho

>>Toyota SW4 é o fetiche do SUV sete lugares | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar