Destaque Novidades

Toyota estuda produzir vans na Argentina que podem vir ao Brasil

Global, a Toyota HiAce poderá dividir fábrica com Hilux e SW4 e marcar a entrada da marca japonesa no segmento comercial no Brasil
Toyota HiAce [divulgação]

Nos últimos anos temos visto diversas marcas investirem forte no segmento comercial aqui na América Latina. Prova disso é que modelos como Citroën Jumpy, Peugeot Expert e, futuramente, Ford Transit passaram a ser produzidos no Uruguai para atender à demanda local. E a Toyota pode entrar nesse segmento também.

Importada do Japão, a HiAce já é vendida na Argentina, mas a marca tem planos de produzi-la localmente. A van com porte de Jumpy e Expert recentemente teve seus preços reduzidos a fim de aumentar a demanda e justificar a produção local.

Toyota HiAce [divulgação]
Toyota HiAce [divulgação]
Como a HiAce divide com a Hilux e SW4 o motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel e a transmissão automática de seis marchas, os custos já são devidamente reduzidos. Aliás, esse é um dos destaques da van da Toyota, ter motor mais potente que as rivais e transmissão automática, algo que Jumpy e Expert não possuem no Brasil.

Contudo, o volume de vendas ainda é baixo para justificar a produção local. Por isso, a Toyota da Argentina fez um acordo com seus concessionários para reduzir as margens e, como consequência, o preço da HiAce. Assim, a marca espera que as vendas subam a ponto de dar razão ao investimento.

Toyota HiAce [divulgação]
Toyota HiAce [divulgação]
Caso a van seja fabricada no país argentino ao lado da picape média Hilux e do SUV grande SW4, abre-se uma porta para que a HiAce chegue ao Brasil. Esse segmento de vans médias hoje tem somente as francesas Citroën Jumpy e Peugeot Expert, não havendo concorrentes diretos de nenhuma marca.

É uma categoria que outrora foi suprida pela Volkswagen Kombi e que ficou à deriva por muitos anos. Dada a maior rede de concessionárias da Toyota e a boa fama que a marca japonesa tem no Brasil, caso o preço seja competitivo, há potencial para superar as primas francesas.

>>Toyota Corolla fecha 2020 quase vendendo mais que os rivais juntos

>>Esses são os visuais que a Toyota descartou para a nova Hilux 2021

>>Toyota Yaris ganha inédita versão GR-S inspirada no Corolla

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar