Destaque Novidades

Toyota Hilux e SW4 terão versão híbrida diesel em 2022

Eletrificação da linha Toyota incluirá versão híbrida diesel para a picape Hilux e para o SUV grande SW4
Toyota SW4 [divulgação] hILUX
Toyota SW4 [divulgação]

Com planos de eletrificar toda a sua linha de modelos até 2030 (exceto modelos GR), a Toyota terá Hilux Hybrid e SW4 Hybrid em breve. A dupla de utilitários da marca receberia, em tese, motores híbridos somente na próxima geração, mas a Toyota oferecerá a opção mais econômica já em 2022.

Segundo o site filipino Autoindustriya, a Toyota prepara a versão híbrida diesel do SW4 para 2022. Por lá chamado de Fortuner, o modelo será lançado em 2022 entre abril e junho. Ao contrário de Corolla e Corolla Cross, que usam motor híbrido flex, o SUV grande terá motores elétricos associados a um propulsor diesel.

Diesel Hybrid

A Toyota trabalha na eletrificação dos motores da família GD turbo diesel. As opções disponíveis hoje são o 2.4 quatro cilindros ou o 2.8 quatro cilindros usado no Brasil. Um desses motores receberá dois ou três propulsores elétricos e um conjunto de baterias para reduzir o consumo de combustível.

Toyota Hilux 2021 [divulgação]
Toyota Hilux 2021 [divulgação]
Ainda que o site aponte para o SW4 e para a minivan Innova como únicos beneficiários da eletrificação, não fica difícil transportar a tecnologia para a Hilux. Afinal, o trio usa a mesma plataforma e diversos componentes mecânicos. O uso do sistema híbrido da Hilux também reduzirá os custos globais de construção e desenvolvimento da tecnologia.

Afinal, a Hilux é um produto global. Ela só não é oferecida na América do Norte por causa da Tacoma. Já o SW4 e a Innova são comumente vistos na região da Ásia. A exceção é o SW4 aqui no Brasil e na América Latina.

Toyota Hilux 2021 [divulgação]
Toyota Hilux 2021 [divulgação]
Resta saber se a Toyota do Brasil investirá nas versões Hybrid de SW4 e Hilux produzidos na Argentina já nessa geração. Ou se a marca esperará mais uma renovação para introduzir a eletrificação na dupla.

>>Corolla Cross já é um dos SUVs mais vendidos do Brasil

>>Toyota prepara dois novos SUVs gigantes de 8 lugares

>>Yaris: Toyota vende oito carros totalmente diferentes com o mesmo nome

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar