Destaque Novidades

Toyota Hilux híbrida é confirmada para 2021

A dúvida que ainda resta é se a Hilux híbrida será diesel ou gasolina. Mas há chances de ser apenas um sistema micro-híbrido
Toyota Hilux [divulgação]
Toyota Hilux [divulgação]

Com promessa de eletrificar toda a sua linha de carros vendidos ao redor do mundo, era questão de tempo até que a Toyota colocasse algum artifício elétrico na Hilux. Confirmada pela divisão neozelandesa da marca, a Hilux híbrida chega em 2021. Mas ainda há muitas dúvidas sobre como ela vai entregar essa eletrificação.

Em entrevista ao site Driven, Neeraj Lala, chefe executivo da Toyota Nova Zelândia, afirmou que “esperamos que a Hilux híbrida chegue ao mercado antes do final do ano que vem”. A confirmação coincide com os planos da Toyota de eletrificação total da linha.

A dúvida que resta é como a Hilux híbrida será feita. Ela pode contar com motor diesel, como é a atual demanda global por esse tipo de picape, ou contar com algum conjunto híbrido V6 a gasolina já usado pelos SUVs grandes da Toyota.

Outra possibilidade que foi levantada pelo executivo, é sobre uma eletrificação mais leve na Hilux. Já adotado por outras marcas lá fora, o sistema micro-híbrido troca o alternador do motor por um pequeno propulsor elétrico de 48V, capaz de diminuir o consumo de combustível e manter sistemas do carro ligado.

[divulgação]
[divulgação]
Esse sistema micro-híbrido, no entanto, não permite que o carro a combustão rode somente com eletricidade, ao contrário dos carros híbridos tradicionais e do tipo plug-in. É um truque que chega a economizar 5% de combustível, algo bastante longe ainda do que um híbrido de faz consegue fazer, mas já é um auxílio.

Caso a Toyota venha a lançar uma versão hibrida da Hilux que combine motor a combustão com um elétrico, ela será a única de sua categoria em todo o mundo. No passado, a General Motors investiu na tecnologia híbrida em suas picapes de grande porte, mas não obteve sucesso.

>>Esses são os visuais descartados da Toyota Hilux 2021

>>Peugeot prepara fábrica uruguaia para receber rival de Hilux e S10

>>Toyota Hilux 2021 reestilizada será feita na Argentina ainda neste ano

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar