Destaque Novidades

Toyota inicia testes com protótipo de Prius flex

Modelo é o primeiro híbrido flex do mundo
Toyota Prius flex (divulgação)

A Toyota apresentou o primeiro carro híbrido flex do mundo. Feito sobre o sedã Prius, o modelo combina motor a combustão (que bebe gasolina ou etanol) a outro propulsor elétrico. Ele foi desenvolvido numa parceria que envolveu engenheiros da Toyota do Brasil e da matriz japonesa.

Segundo a marca, o projeto tem o objetivo de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar etanol (combustível fruto de fonte 100% renovável). O Prius flex não tem nenhuma mudança visual relevante, com exceção dos adesivos que divulgam a ação.

A Toyota não revelou as especificações técnicas desse Prius flex, já que a fabricante começou a fazer testes de rodagem com o protótipo nessa semana. O teste incluirá uma distância de 1.500 quilômetros entre os Estados de São Paulo e Distrito Federal. Durante o longo trajeto, serão avaliados o motor e transmissão do modelo quando abastecidos com etanol. Com isso, dados serão coletados para informar o desempenho do carro e os possíveis ajustes que deverão ser feitos para buscar o melhor ajuste ao sedã híbrido flex.

O Prius convencional (a gasolina) vem equipado com motor 1.8 de 98 cv e outro elétrico de 72 cv que, combinados, desenvolvem 123 cv. O câmbio é automático do tipo CVT. Esse conjunto já garante boas médias de consumo ao Prius, que faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Veja mais:

>> Toyota Supra marca retorno com versão de corrida

>> Porsche Panamera 4 E-Hybrid: um híbrido apimentado

>> Jaguar terá somente híbridos e elétricos a partir de 2020

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar