Destaque Novidades

Toyota lança Yaris, novo rival de Polo e Argo

Motores 1.3 e 1.5 são os mesmos do Etios, mas potência subiu para até 110 cv
Toyota Yaris (divulgação)

A Toyota fez seu principal lançamento do ano no Brasil: o novo Yaris, modelo que chega com carrocerias hatch e sedã para disputar mercado com Volkswagen Polo/Virtus, Fiat Argo/Cronos, Honda Fit e City e, claro, com as versões mais caras de Onix e Prisma.

O Yaris chega com duas opções de motores, duas de câmbio e quatro versões de acabamento (XL, XL Plus Tech, XS e XLS), com preço partindo de R$ 59.590 para o hatch e R$ 63.990 para o sedã.

Visualmente, o Yaris vendido no Brasil traz o mesmo estilo do modelo comercializado na Ásia, ou seja, bem diferente do Europeu. A dianteira é igual nas versões hatch e sedã e nos faz lembrar o Corolla, com destaque para o para-choque com grande entrada de ar e visual esguio. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas nas duas carrocerias, com desenho mais harmônico no sedã.

Toyota Yaris Sedã (divulgação)

Posicionado entre o Etios e o Corolla, o novo Yaris tem 4,14 metros de comprimento (4,42 m na versão sedã), 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade para 310 litros, enquanto o sedã pode levar 473 litros.

Por dentro o acabamento tem bons arremates, com detalhes em Black piano e prata nas versões mais caras, porém, o desenho não é dos mais empolgantes. O painel de instrumentos fica na posição tradicional (sem ficar na parte central, como no Etios), e conta com computador de bordo que, entre as diversas funções, aponta quanto você gasta em dinheiro com combustível em tempo real.

Como já prevíamos, a Toyota optou por usar os mesmos motores do Etios no Yaris, só que levemente recalibrados para ganharem um pouco de força. Agora, o 1.3 passou de 98 cv e 12,8 kgfm para 101 cv e 12,9 kgfm. Já o 1.5 passa a render até 110 cv e 14,9 kgfm (ante 107 cv e 14,4 kgfm).

Toyota Yaris (divulgação)

O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automática do tipo CVT, que simula sete velocidades como no Corolla. Dá pra fazer trocais manuais pela alavanca (versões XL e XL Plus Tech), ou ainda por aletas atrás do volante nos modelos XS e XLS.

Abaixo, confira os preços e versões do novo Yaris e Yaris Sedã:

Yaris XL 1.3 manual (R$ 59.590)/ Sedã XL 1.5 manual (R$ 63.990): ar-condicionado, direção elétrica, faróis e lanterna de neblina, computador de bordo, volante multifuncional, controles de estabilidade e tração e fixação Isofix para cadeira infantil. Há ainda cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, assistente de partida em rampa, vidros dianteiros e traseiros elétricos (com função um toque), travas elétricas, retrovisor interno fotocrômico, banco traseiro rebatido (sedã) e faróis com regulagem elétrica.

Yaris XL 1.3 CVT (R$ 65.590)/ Sedã XL 1.5 CVT (R$ 68.690): itens da XL manual, mais câmbio automático CVT e controlador de velocidade.

Yaris 1.5 XL Plus Tech CVT (R$ 69.590)/ Sedã 1.5 XL Plus Tech CVT (R$ 73.990): equipamentos da XL, e soma ar-condicionado digital, chave presencial, banco traseiro rebatido (hatch) e apoio de braço traseiro. A partir dessa versão a central multimídia com tela de 7 polegadas traz sistema Toyota Play+, com sistema de espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL, tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais iOS e Android, além de espelhamento do Waze para sistema iOS.

Yaris 1.5 XS CVT (R$ 74.590)/ Sedã 1.5 XS CVT (R$ 76.990): equipado igual a XL Plus Tech, mais rodas de liga-leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, volante e bancos revestidos de couro e retrovisores com rebatimento elétrico. Soma-se à lista a câmera de ré computador de bordo mais completo e com tela colorida.

Yaris 1.5 XLS CVT (R$ 77.590)/ Sedã 1.5 XLS CVT (R$ 79.990): itens da XS, e ainda inclui teto solar elétrico, sensor de chuva, lanternas de leds e sete airbags.

Veja mais:

>> Avaliação: Argo 1.8 é bom de guiar, mas deve equipamentos

>> Chevrolet Onix fica mais equipado na linha 2019

>> Avaliação: veja como funciona o painel digital do Virtus

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar