Destaque Novidades

Toyota produzirá Yaris no Brasil

Novo hatch será fruto de um investimento total de R$ 1,6 bilhão no país
Toyota Yaris (divulgação)

A Toyota anunciou nesta semana um investimento de R$ 1,6 bilhão no Brasil, dos quais 1 bilhão serão destinados para a fábrica de Sorocaba e 600 milhões para a fábrica de motores de Porto Feliz (SP). A maior parte do investimento será destinada para a produção de um inédito modelo em terras tupiniquins: o hatch Yaris, que será lançado no segundo semestre de 2018.

De acordo com a marca japonesa, o novo modelo será fabricado na planta de Sorocaba (SP), dividindo a linha de montagem com os atuais Etios e Etios Sedã. O Yaris é um hatch vendido na Europa e no mercado asiático — onde tem visual diferente e que foi reestilizado este ano (igual ao das fotos).

O hatch mede 4,14 metros de comprimento por 1,73 m de largura e tem entre-eixos de 2,55 m, ficando posicionado na gama da Toyota acima do Etios e abaixo do Corolla. Seus principais concorrentes deverão ser o Fiat Argo, Ford Fiesta, Peugeot 208 e Volkswagen Polo.

A fábrica de Porto Feliz (SP) produz atualmente os motores 1.3 e 1.5 utilizados na gama Etios, porém, serão montados por lá novos propulsores de carros lançados a partir de 2019 no país. Com isso, a capacidade produtiva da planta passará de 108.000 para 174.000 motores por ano.

O aporte nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz irá gerar 300 empregos para a primeira, e 200 novos postos de trabalho para a segunda.

Veja mais:

>> Novo Polo e Toyota Corolla alcançam 5 estrelas no Latin Ncap

>> Polo: hatch inaugura nova fase da Volkswagen no Brasil

>> Andamos no novo Fiat Argo Drive 1.0

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar