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Toyota Raize híbrido faz 28 km/l: sistema pode ser usado no Brasil?

Toyota Raize é feito sobre a plataforma DNGA que será usada no Brasil em um SUV compacto e que pode usar esse sistema híbrido por aqui

Toyota Raize Hybrid [divulgação]
Toyota Raize Hybrid [divulgação]

O Auto+ já antecipou que a Toyota trabalha em um novo SUV compacto para o mercado brasileiro. E a marca confirmou que todos os modelos que ela venderá por aqui terão pelo menos uma versão híbrida. Agora, no Japão foi lançado o SUV compacto Raize com um novo tipo de sistema híbrido. Percebe que as peças do quebra-cabeça começaram a se encaixar?

O Toyota Raize, ao contrário do que muito se especula, não será vendido no Brasil. O modelo tem porte compacto demais para o nosso mercado. Contudo, ele fornecerá a plataforma DNGA e algumas soluções de design e de visual para o futuro SUV compacto que a Toyota produzirá em nosso país.

Esse novo utilitário ficará abaixo do Corolla Cross e servirá como modelo de entrada da Toyota no Brasil. Ele também enterrará de vez o Yaris, assumindo seu lugar. Vale lembrar que esse novo modelo não é o Yaris Cross. Mas voltando ao Toyota Raize. O SUV compacto japonês recebeu um novo sistema híbrido que pode ser usado no Brasil.

Toyota Raize Hybrid [divulgação]
Toyota Raize Hybrid [divulgação]

Potência de up! TSI

O SUV compacto conta com um novo motor 1.2 três cilindros aspirado que funciona como gerador de energia para as baterias do sistema elétrico. É um sistema parecido com o do Honda Accord e:HEV. Contudo, ele não é conectado a momento algum às rodas, ao contrário do que ocorre com o sedã.

O que verdadeiramente coloca o Raize para rodar é o motor elétrico de 106 cv e 16,7 kgfm de torque. Coincidentemente, é o mesmo número de potência e torque do extinto Volkswagen up! TSI, só que fornecido por um motor elétrico. Segundo a Toyota, esse conjunto faz com que o Raize tenha consumo médio de 28 km/l.

Toyota Raize Hybrid [divulgação]
Toyota Raize Hybrid [divulgação]
Resta saber se esse sistema híbrido será usado no SUV nacional da Toyota. O modelo provavelmente não terá espaço no cofre do motor para usar o 1.8 flex do Corolla e do Corolla Cross. E como a marca japonesa prometeu uma variante eletrificada de todos os seus modelos vendidos no Brasil, as chances desse sistema ser usado existem.

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