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Toyota Supra finalmente ganha versão manual para se diferenciar da BMW

Corolla esportivo manual, Yaris de rally para as ruas com câmbio manual e agora até o Supra se rendeu ao pedal de embreagem

Toyota GR Supra manual [divulgação]
Toyota GR Supra manual [divulgação]

Antes uma marca bem racional e constantemente associada a falta de diversão das transmissões CVT, a Toyota tem mostrado uma predileção bastante interessante pelo clássico câmbio manual. Prova disso é que a nova geração do Toyota Supra ganhou uma versão manual.

Para os que não se lembram, Toyota e BMW entraram em parceria para o desenvolvimento da terceira geração do Z4 e para trazer de volta o Supra. Ambos dividem plataforma, motores e até componentes internos. A central multimídia do GR Supra, por exemplo, é a iDrive da BMW, não a mesma do Corolla ou do Corolla Cross.

Mas a grande novidade é que a linha 2023 do esportivo desenvolvida pela divisão Gazoo Racing agora tem câmbio manual, algo que o Z4 já tinha na Europa, mas que não era oferecida ao modelo da Toyota. Para o GR Supra, a marca japonesa oferecerá o câmbio manual de seis marchas somente para a versão com motor 3.0 seis cilindros. E há uma nova série especial.

Toyota GR Supra manual [divulgação]
Toyota GR Supra manual [divulgação]

Toyota Supra magro

Batizada de A91-MT e limitada aa 500 unidades, esse Toyota GR Supra passou por uma pequena dieta. Ele ganhou novas rodas de 19 polegadas de material ultraleve que economizaram 1,2 kg cada, totalizando 4,8 kg. O sistema de som é mais simples e o couro no painel não existe mais.

Foram removidos também os ajustes elétricos dos bancos e o de lombar. Ao todo, foram 38,3 kg emagrecidos na dieta da Toyota. Na Europa, esse GR Supra mais leve é a versão Lightweight e não tem número de produção limitado, ao contrário do A91-MT destinado aos Estados Unidos. Ambos, porém, são equipados com câmbio manual.

[divulgação]
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Para quem ainda quer manter os luxos no interior do Toyota Supra, a transmissão manual será oferecida para as versões 3.0 e 3.0 Premium. Como o nome deixa claro, o motor é um três litros com seis cilindros em linha vindo da BMW. Ele entrega 340 cv e 50,4 kgfm de torque. A transmissão automática segue ofertada normalmente e recentemente passou pelo teste aqui no Auto+, confira no vídeo abaixo.

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