Destaque Novidades

Toyota quer usar truque da Apple para ganhar dinheiro com carros usados

Ideia da Toyota é fazer com que seus carros durem mais tempo rodando nas ruas e voltem ao estado de 0km, mesmo depois de usados por anos
Toyota Corolla Cross europeu [divulgação]
Toyota Corolla Cross europeu [divulgação]

Pratica não tão comum no Brasil, mas presente em diversos outros países, a Apple costuma pegar aparelhos usados ou com pequenos defeitos, recondicioná-los para vender como “quase novos”. E justamente essa estratégia que a Toyota pretende implementar para ganhar dinheiro com carros usados.

A princípio esse plano será aplicado apenas no Reino Unido, mas pode se expandir globalmente. Ao fim de um processo de leasing, algo em torno de dois a três anos, a Toyota pegará o carro e o levará de volta para a fábrica para ser recondicionado. Diversos elementos serão revisados e trocados para que o modelo fique em estado de 0km.

Até mesmo algumas atualizações ou inclusões de equipamentos podem ser feitas nesse processo de recondicionamento. Depois, ele será vendido novamente como um carro com garantia extra e estados de quase novo. Poderá haver ainda uma segunda rodada de reformas após 10 anos de uso para nova venda e fim do terceiro ciclo de uso.

Hilux Gazoo
Toyota Hilux GR Sport [divulgação]
Após esse período, a Toyota se esforçará em reciclar o carro o máximo possível. No caso dos elétricos, esse curso de vida faz ainda mais sentido, visto que a marca promete manter 90% da eficiência das baterias de seus modelos da linha bZ até dez anos de uso. A troca das baterias para um terceiro ciclo de vida faria bastante sentido por aqui.

Ainda não se sabe quais outros países receberão o programa da Toyota, mas o Brasil é um que tem potencial por conta do Ciclo Toyota que garante recompra do carro financiado pela marca. Como o ciclo de vida dos modelos usados é longo por aqui, essa ação permitiria esticar ainda mais a vida útil de um automóvel em um bom estado de conservação.

Toyota RAV4 Prime [divulgação]
Toyota RAV4 Prime [divulgação]

>>Hilux SRX: regalias de Corolla com apetite pela terra | Avaliação

>>Tesla pode lançar picape elétrica do tamanho da Hilux

>>Corolla e Corolla Cross já estão em 2023: mais caros e equipados

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar