Destaque

Toyota pode produzir van com plataforma de Hilux para o Brasil

Concorrente de Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo, Toyota Hiace pode ser feita na mesma fábrica da Hilux

Toyota Hiace e Hilux [divulgação]
Toyota Hiace e Hilux [divulgação]

A Toyota quer se expandir na Argentina e reforçar a fabricação na planta de Zarate. Mas para isso, precisará de um terceiro modelo ao lado de Hilux e SW4. A opção mais lógica é um modelo que seja derivado da dupla utilitária e é justamente isso que a marca planeja com a van média Hiace.

Como o segmento de vans médias está crescendo rápido na Argentina e no Brasil por culpa da Stellantis, a Toyota quer esquentar a briga. Citroën Jumpy e Peugeot Expert tem dominado o segmento, que recentemente ganhou a prima Fiat Scudo. Mas a Toyota Hiace apostará em uma abordagem um pouco diferente.

Enquanto os modelos da Stellantis usam carroceria monobloco derivada da plataforma do Peugeot 3008 e motor 1.5 turbo diesel, a Toyota apostará nas origens da Hilux. A Toyota Hiace não tem o nome parecido com o da picape sem motivo. Afinal, ela usa a mesma base da Hilux e do SW4 e o mesmo motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel da dupla.

Toyota Hiace [divulgação]
Toyota Hiace [divulgação]

200 mil por ano

Segundo o jornal argentino Ambito, a produção deve começar entre 2023 e 2024, com objetivo de atingir 200 mil unidades por ano. Hoje a fábrica se programa para fazer 180 mil Hilux e SW4 por ano, graças aos últimos investimentos da marca e a abertura do terceiro turno de produção. A Hiace seria a responsável por fazer o volume passar de 200 mil unidades.

A ideia é exportar o modelo para o Brasil, fazendo com que a Toyota comece a investir mais em sua linha comercial. Hoje o grosso das vendas da Hilux é todo destinado a clientes que usam a picape no dia a dia, mesmo que comprem via modalidade direta. Algumas unidades da picape em versões cabine simples vão para empresas.

Toyota Hiace [divulgação]
Toyota Hiace [divulgação]
Já o SW4 tem largo uso feito por polícias como viatura de trabalho. Com a Hiace, a Toyota poderá ter acesso a uma nova cartela de consumidores que nunca foram atendidos pela marca japonesa. Contudo, a boa fama que ela tem hoje faria com que as vendas sejam facilmente impulsionadas.

>>SW4 ganha banheiro para quem está c*gando e andando

>>Toyota já desenvolve nova geração da Hilux com motor híbrido

>>Toyota pode estar estudando a vinda do novo Yaris ao Brasil