Destaque Novidades Serviço

Saiba como trocar a lâmpada do seu carro

Para evitar o contato social a dica é realizar procedimento na garagem de casa; procure efetuar substituição do componente em pares
troca de lâmpada
Na hora de escolher a lâmpada é preciso verificar o formato do farol no manual do proprietário (Auto+)

Queimou o farol do carro? Nada de estresse, afinal, a troca da lâmpada é simples, e você mesmo pode fazer na garagem de casa. A substituição deve começar com a abertura do capô do veículo. Na sequência, é necessário localizar uma peça de borracha em formato arredondado (chamado guarda-pó), localizada atrás do farol – essa peça tem a função evitar infiltração de água e poeira.

Desconecte cuidadosamente o guarda-pó e solte o grampo para destravar o soquete da lâmpada. Gire a lâmpada no sentido anti-horário e faça a substituição do componente por uma nova unidade, sendo que o manuseio deve ser feito pela base do componente, ou seja pela parte metálica. “Jamais segure a peça pelo bulbo (área envidraçada), pois a sujeira pode reduzir a vida útil da peça”, diz Juliana Gubel, gerente de marketing da Lumileds.

troca de lâmpada
Manuseio deve ser feito pela base da lâmpada durante substituição (divulgação)

Em pares
Outra dica é não substituir somente a lâmpada queimada, pois a troca deve ser efetuada em pares. Assim, é possível evitar que o feixe de luz fique descompensado, apresentando diferenças entre as das unidades, tornando a condução noturna mais perigosa. Porém, isso não quer dizer que as duas terão a mesma vida útil!

Na hora da escolha pela lâmpada, deve-se verificar qual o formato do seu farol. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário – 90% dos veículos que circulam no Brasil são do tipo H4 ou H7.

No mercado, há estilo para todos os gostos, com inovações em conforto, tecnologias distintas design variado. Um exemplo é a Philips X-tremeVision, que projeta 130% mais luz sem ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário. Nela, a grande intensidade de iluminação fica nos pontos onde a lei permite, ou seja, na linha de corte do farol.

Também no portfólio da marca, a CrystalVision ultra tem projeção de luz mais branca, com efeito xênon em tom azulado. A linha pode ser usada em farol alto, farol baixo e farol de neblina, dependendo do carro.

Veja mais:

>> Avaliação: Chevrolet Onix tem bons motivos para ser o mais vendido do Brasil

>> Montadoras retomam produção em diversas plantas brasileiras

>> Quer ganhar um zero-quilômetro? Tem promoção na Renault

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar