Destaque Moto+ Novidades

Vai andar de moto? Tome os cuidados necessários!

Motociclistas devem evitar imprudência e respeitar legislações de trânsito
Motociclista está vulnerável a todo tipo de contaminação em meio ao trânsito (reprodução)

De acordo com dados da Seguradora Líder-DPVAT, responsável pelo seguro obrigatório de acidentados do trânsito, dos 90 mil casos de indenizações em acidentes graves com vítimas, quase 80 mil envolvem motociclistas. E, nessa época de Covid-9, onde os profissionais que trafegam sobre veículos duas rodas se tornaram ainda mais imprescindíveis, levando e buscando encomendas para os mais diversos endereços, é necessário mudança de comportamento, com menos imprudência e mais respeito à legislação de trânsito.

Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que no caso de um acidente, o motociclista sempre pode levar a pior, afinal, um choque a 60 km/h equivale a cair do alto de um prédio de cinco andares. Esta é apenas uma das dicas que o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) selecionou para ajudar o condutor de moto a se deslocar com segurança e, sempre, colocar a própria vida em primeiro lugar.

Além de reduzir a velocidade antes de cruzamentos, é essencial que os motociclistas não façam ziguezague entre veículos, indica a entidade. A lei brasileira permite o tráfego entre as faixas de rolamento (chamado por alguns de corredor), mas a responsabilidade é essencial. Portanto, tenha cuidado com os carros, saiba dar passagem e jamais se envolva em brigas. Isso pode ser fatal!

Justamente pela fragilidade em meio aos carros, caminhões e ônibus, os motociclistas devem redobrar a atenção e, também, cuidar de sua proteção para o caso de quedas. É isso aí, o uso do capacete, que reduz o risco e a severidade de lesões na cabeça em 70%, de roupas, luvas e calçados são essenciais para diminuir ferimentos e até evitar mortes.

Ver e ser visto é fundamental, de dia e de noite. Por isso, mantenha o farol sempre aceso e sinalize todas as suas manobras. Capacetes e vestes com cores vivas e refletivos também são recomendáveis. Deve-se, ainda, manter a viseira limpa e ajustar os espelhos. Por fim, ultrapassar pela direita, dar a seta sempre que fizer conversões e não usar o celular durante a pilotagem são pontos importantíssimos em meio ao tráfego.Veja mais:

>> Deputado quer proibir motocicletas nos corredores

>> Livro dá dicas de pilotagem defensiva para motociclistas

>> Ducati lança Superleggera V4, a moto mais cara do Brasil

 

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva