Destaque Novidades Serviço

Valor do IPVA já pode ser consultado pela internet

Aviso de vencimento do imposto não virá mais por carta
trânsito
Rodízio municipal em São Paulo (reprodução)

Quem tiver um veículo registrado no Estado de São Paulo não irá mais receber o aviso de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018. A partir deste ano, o proprietário deverá consultar o site oficial da Secretaria da Fazenda do Estado de SP.

Uma vez acessado o site, basta inserir o número do Renavam e a placa do veículo para saber o valor do imposto que deverá pagar. A informação poderá também ser consultada nas agências bancárias e caixas eletrônicos.

Segundo o Governo de SP, o vencimento da primeira parcela do IPVA começa em 9 de janeiro para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares. O proprietário poderá escolher entre pagar o valor total do imposto com desconto de 3,0% ou parcelar em três vezes sem desconto — com pagamento em janeiro, fevereiro e março, sempre de acordo com a final da placa do veículo. Há também a possibilidade de quitar o imposto em fevereiro, mas sem desconto.

O contribuinte poderá pagar o IPVA por internet banking, ou mesmo ir até uma agencia bancária com o número do Renavam em mãos para fazer o pagamento no caixa ou nos terminais de autoatendimento. Confira abaixo a data de vencimento de acordo com a placa de seu veículo:

IPVA 2018 (reprodução)

Quem deixar de pagar o imposto ficará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fica fixado em 20% do valor do imposto.

Licenciamento

Neste mês os proprietários também poderão antecipar o pagamento do licenciamento, isso, independente do final da placa do veículo. Para isso, basta ir até ao banco e informar o número do Renavam ao caixa para quitar o débito. Há também a opção de fazer a operação pelo caixa eletrônico nas agências ou pelo internet banking.

O documento poderá ser recebido em casa: basta fazer o pagamento da taxa de R$ 11 para postagem nos Correios. O documento é emitido automaticamente e a entrega é realizada em até sete dias úteis no endereço de registro do veículo. Quem quiser pode retirar o documento pessoalmente no Detran-SP ou Poupatempo da cidade onde o veículo está registrado, desde que seja apresentado o comprovante de pagamento e a identidade.

Veja mais:

>Depois da CNH, documento de veículo também terá versão digital

>> Motorista que estourar 20 pontos na CNH será suspenso por 6 meses

>> Pena aumenta para motorista que bebe e comete homicídio

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar