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Veja como ajustar o espelho retrovisor central na medida

Equipamento é um dos principais itens de segurança de um veículo
Espelho retrovisor central (divulgação)

O CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou um guia para instruir os motoristas a ajustar de forma correta o espelho retrovisor central.

Saiba ainda que o espelho retrovisor central é um dos itens de segurança mais importantes para a segurança do motorista. Por isso, o ajuste correto do espelho deve ser feito de modo que a regulagem do banco do motorista, sempre buscando centralizar a imagem traseira do veículo. Muitas pessoas costumam ajustar o espelho para visualizar a lateral direita, o que é errado.

Espelho retrovisor central (divulgação)

Em casos de ofuscamento da visão durante a noite, onde o reflexo no espelho vem de faróis de carros vindos na contramão, acione a pequena alavanca localizada no canto inferior do retrovisor. Desta forma, ele passará a espelhar uma imagem menos ofuscante.

Central multimídia (divulgação)

Para os modelos mais modernos de veículos, existe um retrovisor mais sofisticado, com sensor sensível à luminosidade, que realiza a alteração da reflexão de imagem de forma automática, sem necessidade de acionamento da alavanca.

Com câmeras

A evolução dos retrovisores surge com os dispositivos de telas LCD, que projetam as imagens geradas por câmeras localizadas na parte traseira do veículo, sem que haja necessidade de ajuste de posição.

Central Multimídia com câmera de ré (divulgação)

O espelho retrovisor central dos veículos é fixado no para-brisa com cola de aderência específica, ou por sistema de encaixe que, em caso de impacto contra o retrovisor, faz o desprendimento do espelho, para evitar ferimentos nos ocupantes do veículo.

Central Multimídia com câmera de ré (divulgação)

A visão de 360 graus da maioria dos carros usa quatro câmeras, localizadas na dianteira, na traseira e embaixo de ambos os retrovisores. Elas geram visualizações que uma central transforma numa só imagem, oferecendo uma vista aérea simulada do entorno do veículo.

BMW Série 3 – 5 Years (divulgação)

Sempre que o motorista aciona a ré, a imagem é exibida no monitor central, que pode ser utilizado como assistente de estacionamento ou detector de obstáculos – como um pedestre em movimento. Nesse caso, o sistema emite um aviso sonoro para o condutor, evitando assim um atropelamento.

Motorista (divulgação)

No entanto, a visualização aérea é simulada com o gráfico do veículo ao centro da tela. E isso dá a impressão de que o carro está sendo filmado por cima. Em sistemas de veículos mais sofisticados, soma-se ao recurso a alta resolução das câmeras, o que dá ainda mais nitidez às imagens.

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Kleber Silva

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