Destaque Especial Novidades

Salão de Frankfurt: Volkswagen revela ID.3, o 1º elétrico de sua história

Hatch elétrico terá autonomia de até 550 km
Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

Depois de muitos teasers, flagras e projeções, a Volkswagen anunciou oficialmente a chegada de seu novo modelo 100%, o ID.3.

A proposta da marca é que o ID.3 seja tão icônico quanto o Fusca e o Golf são. Aliás, o lançamento do modelo elétrico foi tão impactante que deixou a 8ª geração do Golf para ser mostrada apenas em outubro.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

Mas voltando a falar do hatch elétrico, o ID.3 possui um visual novo e dinâmico, se comparado aos modelos atuais da marca. Além disso, ele estreia o novo logotipo da Volkswagen, que ficou mais fino e elegante. Já a dianteira do hatch tem faróis esguios que são interligados por uma faixa de LED que sustenta o novo logotipo da marca.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

O desenho do para choque dianteiro é bem simples, mas também bastante moderno. As laterais têm desenho sóbrio e limpo, como os demais carros da Volkswagen. A traseira tem alguns elementos que deveremos encontrar nos próximos carros – inclusive no Golf. No que diz respeito a tecnologia embarcada, podemos dizer que o ID.3 é recheado de tecnologia.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

A começar pelo seu tamanho (muito próximo ao do Golf), ele tem 4,26 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,76 m de entre-eixos. Por conta das baterias instaladas na base do carro, o peso total e a distribuição de peso foram bem acertados. E por falar das baterias, inicialmente o hatch virá com uma bateria de 58 kWh, que terá uma autonomia de 420 km – no padrão WLTP.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

Posteriormente, o ID.3 receberá outras versões com baterias de 45 kWh – com autonomia de 330 km – e uma de 77 kWh – com autonomia de 550 km. No primeiro caso, a VW diz que em tomadas de 100 kW uma carga de apenas 30 minutos gera energia suficiente para rodar 290 km.

A Volkswagen ainda garante que em todos os modelos as baterias terão 8 anos de garantia de fábrica. A potência da versão 1st, será de 150 kW – cerca de 204 cv, com torque na casa dos 31,6 kgfm e com velocidade máxima de 160 km/h.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

O ID.3 é o primeiro modelo de uma série de veículos que a Volks vai implementar no mercado mundial, que usa a plataforma MEB – que é similar a MQB, mas voltada a veículos elétricos. As vendas do ID.3 começam já no início de 2020, e a marca ainda promete que nos próximos 10 anos, outros 20 modelos serão lançados dentro da mesma proposta.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

Além disso, a marca garante que o preço será um forte fator a favor do hatch, que terá valores iniciando na casa dos 30 mil euros – podendo receber incentivos fiscais, dependo da região em que for vendido.

Veja mais:

>> Volkswagen converte Fusca num carro elétrico

>> Volkswagen confirma novo SUV-Cupê para o Brasil

>> Volkswagen T-Roc ganha versão conversível na Europa

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva