Destaque Novidades

Volkswagen diz que seus carros ficarão ainda mais parecidos

Eletrificação fará com que carros de todas as marcas do grupo Volkswagen fiquem ainda mais parecidos entre si
Volkswagen Nivus e T-Cross [divulgação]
Volkswagen Nivus e T-Cross [divulgação]

Muita gente reclama que os carros da Volkswagen são muito semelhantes entre si em termos visuais. Contudo, a situação vai mudar nos próximos anos. Ao invés de semelhanças visuais, a maioria dos carros do grupo VW terá dirigibilidade parecida. Isso inclui outras marcas como Skoda e Seat. Culpe a eletrificação por isso.

O uso extenso de plataformas modulares e conjuntos elétricos iguais fará com que os carros da Volkswagen, Skoda e Seat se tornem muito parecidos na hora de sentar atrás do volante. O que vai diferenciar cada um será o acerto de suspensão e direção, sendo os Skoda mais confortáveis, os Seat mais esportivos e os Volks mais refinados.

A ideia da Volks é que suas marcas generalistas, que representam 80% do volume de vendas globais, compartilhem mais fábricas, componentes e custos de produção. Assim, o lucro será mais alto. Mas isso exigirá das marcas ainda mais criatividade no design para diferenciar cada modelo e atrair o consumidor de maneiras distintas.

Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
A Volkswagen acredita que SUVs e crossovers serão a solução para isso, tanto que a nova plataforma elétrica SSP (Scalable Systems Platform) permitirá a criação de diversos tipos de modelos. Ela é mais modular ainda que a MEB, que hoje faz desde a Kombi elétrica ID.Buzz, até um SUV cupê como o ID.5 e um hatch médio meio minivan como o ID.3.

Esse ganho de escala e compartilhamento massivo de componentes vai reduzir drasticamente os custos, segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista ao Automotive News Europa. O executivo acredita que haverá cerca de 20% de ganho de eficiência no desenvolvimento de novos carros, além de redução no tempo de criação.

Kombi
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]

>>Novo motor 1.5 TSI da Volkswagen pode chegar a 272 cv

>>Gol SUV (246): descobrimos mais detalhes sobre o novo VW

>>Volkswagen revela sedã luxuoso que ela desistiu de lançar

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar