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Volkswagen Golf GTD faz 22,7 km/l e não é híbrido

Versão esportiva diesel do Volkswagen Golf tem consumo impressionante, dígno de modelos híbridos, sem dever em performance ao GTI gasolina
Volkswagen Golf GTD [divulgação]
Volkswagen Golf GTD [divulgação]

Desde a geração passada, o Volkswagen Golf passou a ter três versões esportivas de base. O GTI, que foi até produzido no Brasil, é o mais potente deles e movido a gasolina. Já o GTE tem na eletrificação sua arma e hoje é o único remanescente da família Golf no nosso país. Já o GTD usa o diesel para entregar muito torque com pouco consumo.

Prova disso é que a o Volkswagen Golf GTD de oitava geração é mais potente e econômico que o modelo anterior. Trocando o problemático e poluidor motor EA189 pelo novo EA288, o Golf GTD agora entrega 200 cv e 40,6 kgfm de torque.

Volkswagen Golf GTD [divulgação]
Volkswagen Golf GTD [divulgação]
Antes eram 184 cv e 38,7 kgfm. A ideia da Volkswagen era aproximar o esportivo diesel do Golf GTI, que entrega 245 cv e 37,7 kgfm. O torque a mais resulta em bastante força em baixas rotações e 0 a 100 km/h em 7,1 segundos – 1,2 segundo mais lento que o GTI.

Em contrapartida, o consumo é tão baixo quanto de um híbrido. Segundo a Volkswagen, ele tem média de 22,7 km/l em circuito misto de cidade e estrada. Tudo isso é controlado pela transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas.

Volkswagen Golf GTD [divulgação]
Volkswagen Golf GTD [divulgação]
Esteticamente ele se mantém bastante similar ao Golf GTI. No modelo diesel, os detalhes em vermelho pela carroceria desaparecem, dando lugar ao tema cinza. Por dentro, o xadrez é em cinza e há logo GTD no volante.

Infelizmente como todos os casos de carros diesel que não são 4×4 ou comerciais, o Brasil não pode receber a nova geração do Golf GTD. Ficamos a ver navios e podemos, inclusive, não ter a oitava geração do hatch médio por aqui, visto que o segmento praticamente morreu.

Volkswagen Golf GTD [divulgação]
Volkswagen Golf GTD [divulgação]

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João Brigato

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