Destaque

VW Jetta GLI 2023 ficou mais econômico, mas sem perder potência

Reestilização de meia vida do Volkswagen Jetta chegará ao Brasil como linha 2023 com motor mais econômico, mas sem redução de potência

Volkswagen Jetta GLI 2023 [divulgação]
Volkswagen Jetta GLI 2023 [divulgação]

Com expectativa de chegar ao Brasil somente em 2022, o novo Volkswagen Jetta GLI desembarcará por aqui mais econômico. A marca alemã revelou os números de consumo do sedã esportivo, que surpreendeu pela melhora. Não foram feitas alterações de potência e torque no modelo, mas a VW fez melhorias internas.

O Jetta GLI 2023 segue equipado com motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo de 230 cv e 35,9 kgfm. Contudo, a Volkswagen conseguiu melhorar seus níveis de consumo. Com transmissão DSG automatizada de dupla embreagem, o sedã esportivo agora faz 11 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.

A melhoria não é significativa, visto que o atual Jetta GLI faz 10,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Com câmbio manual de seis marchas, indisponível no Brasil, o Volkswagen consegue fazer os mesmos 11 km/l na cidade, mas melhora para 15,3 km/l na estrada.

Volkswagen Jetta GLI 2023 [divulgação]
Volkswagen Jetta GLI 2023 [divulgação]
Lá nos EUA, vale ressaltar, o Jetta 2022 trocou o antigo motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv produzido no Brasil pelo novo 1.5 TSI importado da Europa. Ele mantém os 150 cv e 25,5 kgfm de torque de antes, porém é bem mais econômico: 13,2 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada. Com o antigo 1.4 TSI ele fazia 12 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.

Retoques estilísticos

Visualmente o novo Volkswagen Jetta GLI, que deve continuar a ser a única versão importada para o Brasil, tem mudanças sutis. A dianteira traz novo para-choque com entradas de ar inferiores integradas, com destaque para o anel vermelho na parte externa. A grade frontal mudou e ficou maior.

Volkswagen Jetta GLI 2023 [divulgação]
Volkswagen Jetta GLI 2023 [divulgação]
Já na traseira, a área em plástico preto ficou maior a fim de dar uma aparência mais agressiva ao sedã médio da Volkswagen. Saída dupla de escape continua lá, mas com uma ponteira em cada lado. Há ainda novas rodas de liga-leve com pintura totalmente preta. No interior, o Jetta 2022 ganhou volante de Nivus e painel digital melhorado.

>>Taos Comfortline é forte custo-benefício entre SUVs médios | Avaliação

>>Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo

>>Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo | Avaliação