Destaque Novidades

Volkswagen vai resgatar Kombi, Fusca e Karmann-Ghia como elétricos?

Nomes de diversos clássicos da Volkswagen são registrados e levantam a dúvida: Fusca, Karman-Ghia e Kombi podem voltar?
Volkswagen Kombi Fusca elétrica
Volkswagen Kombi elétrica [divulgação]

Apesar de sempre atenta às tendências de mercado, a Volkswagen é uma marca que preza muito por sua história, especialmente quando se trata de Fusca e Kombi. A preservação da história da marca está em modelos retrô, manter nomes emblemáticos em linha ou homenagear carros do passado em detalhes dos correspondentes modernos.

Prova disso é que a marca registrou alguns nomes importantíssimos de sua história acompanhados da sigla “e-“ para modelos elétricos: estaria então a Volkswagen preparando o retorno de Kombi, Fusca, Karmann-Ghia, Thing e até mesmo da primeira geração do Golf?

O retorno da Kombi?

Entre os modelos do passado que voltarão com proposta futurista dentro da Volkswagen, o único modelo atualmente confirmado é a Kombi. Ela fará parte da família ID. e já foi apresentada como conceito ID.Buzz da imagem abaixo.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
O que resta de dúvida sobre ela ainda é a questão do nome. Todos os modelos da família de elétricos ID. da Volkswagen trazem algum número como identificação, como o hatch ID.3 e o SUV ID.4.

A Kombi poderá fugir dessa lógica e adotar o nome e-Samba, recentemente registrado pela VW. O nome Samba, apesar da brasilidade contida nele, refere-se à versão mais cara da primeira geração da Kombi, a qual contava com 16 janelas e acabamento refinado. É a mais valorizada hoje pelos colecionadores.

Fusca vai voltar?

Desde que começou a ser produzido nos anos 1930, nunca a Volkswagen tirou o Fusca de seu portfólio. Apesar de o modelo original ter morrido no começo dos anos 2000 no México, ele permaneceu na ativa como New Beetle e, mais recentemente, como o novo Fusca.

Com o fim da produção do besouro no ano passado, 2020 é o primeiro ano em que a Volkswagen não tem um Fusca em sua linha de produção. O modelo é cogitado para voltar como um carro 100% elétrico, o que explica o registro do nome e-Beetle.

Volkswagen Fusca elétrico
Volkswagen Fusca elétrico [divulgação]
Karmann-Ghia também?

Um dos mais clássicos esportivos brasileiros, o Karmann-Ghia também pode fazer parte dessa nova leva da Volkswagen de modelos retrô elétricos. O nome e-Karmann foi registrado pela marca e poderia ser uma alternativa de elétrico com pegada mais esportiva e números de performance que facilmente superariam um Golf R.

Além desses nomes icônicos para os brasileiros, a Volkswagen registrou também os nomes e-Kübel e e-Golf Classic. O primeiro poderia ser usado por um modelo off-road com visual inspirado no Fusca militar, o Thing, ou Kubel como era chamado na Alemanha.

Volkswagen Karmann-Ghia
Volkswagen Karmann-Ghia [divulgação]
Já o e-Golf Classic pode ser uma releitura da primeira geração do Golf, devidamente modernizada e movida pelo mesmo conjunto elétrico que impulsiona o ID.3, atual elétrico de entrada da Volkswagen.

E se nenhum deles voltar?

Outra alternativa bastante viável para o registro desses nomes por parte da Volkswagen é seu programa de conversão de modelos clássicos para a propulsão elétrica. O Fusca e a Kombi que ilustram essa matéria já passaram por esse tratamento.

A Volkswagen pode estar planejando fazer essas conversões em mais versões da Kombi e do Fusca, além de passar a transformar o Karmann-Ghia, o Kubel/Thing e a primeira geração do Golf em modelos totalmente elétricos. É esperar para ver.

>>Motorhome: que tal cruzar o Amazonas a bordo de uma Kombi?

>>Volkswagen Nivus chega em duas versões com preços a partir de R$ 85.890

>>Volkswagen Fox inclui cinto de três pontos na linha 2021

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar