A Volkswagen está vivendo um momento verdadeiramente delicado nos últimos meses. Priorizando a produção do T-Cross, que tem se firmado como SUV mais vendido do Brasil, a marca alemã teve de interromper a produção de Nivus, Polo, Virtus e Saveiro no Brasil. Os quatro são feitos em São Bernardo do Campo, que está com a linha de montagem parada.
Essa paralisação temporária não tem data para ser encerrada, mas hoje (20 de abril) será o último dia com a linha de montagem ativa antes da suspensão. A pausa nas atividades coincide com o feriado prolongado de Tiradentes que começa nesta quinta-feira (21). Cerca de 2 mil funcionários ficarão em casa por tempo indeterminado.
Não é de hoje que as atividades na fábrica de São Bernardo andam lentas. A planta situada na beira da rodovia Anchieta produz carros de alto volume da Volkswagen, mas a crise dos semicondutores fez com que a marca tirasse o pé da fabricação deles.
![Volkswagen Saveiro Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/volkswagen_saveiro_cross_cd_13_edited-750x451.jpg)
Vendas em queda vertical
Como resultado, o Nivus desceu no ranking dos SUVs mais vendidos, enquanto a Saveiro só não se tornou a picape menos vendida do Brasil porque ainda conseguiu ficar à frente das RAM 1500 e 2500 e da Ford Maverick. O Virtus perdeu o protagonismo na categoria, onde vendia menos só que o Chevrolet Onix Plus e o Polo desapareceu.
Apenas para efeito de comparação, entre janeiro e março de 2022, o Volkswagen Polo emplacou 1.050 unidades. Já o mesmo período do ano passado, mesmo com pandemia forte e crise dos semicondutores, o hatch compacto teve 8.091 unidades vendidas segundo a Fenabrave.
Como os SUVs dão mais lucro, dentre os quatro modelos produzidos em São Bernardo, a Volkswagen priorizou o Nivus. O SUV cupê teve 7.015 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2022 contra 10.865 do mesmo período em 2021. Com a fábrica parada, os números tendem a ficar mais fracos. Especialmente para Polo e Virtus que em breve serão reestilizados.
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A VW também tá de brincadeira com o brasileiro, vc pega o forro de porta do gol G5 e do gol G6 2016 são a mesma coisa, zero novidade, zero modernidade, qualidade dos acabamentos quase pré históricos.
O problema não é o carro e sim o preço , é lógico que a venda tira despencar , estão pedindo o dobro doque realmente vale , polo tá quase no valor do corola onde se viu , vai afundar o barcos mesmo se continuar assim .
Resumindo, se você comprou e pagou o valor alto desses veículos, agora é hora de voltar na concessionaria e devolver, porque o valor vai cair vertiginosamente. É uma baita sacanagem, fazerem isso com o povo. Lançar vender e em 2 anos parar a fabricação sabendo que o veículo desvaloriza demais.
…mas a crise dos semicondutores fez com que a marca tirasse o pé da fabricação deles.
Claro que não amigo, foi um interrupção temporária da fabricação por falta de peças. Pode ter certeza que o preço vai é subir porque o povo não consegue esperar para ter o veículo, então os usados sobem e os novos também
O dilema da VW é certamente bem maior que meros semicondutores. A política de preço aliada a centros de custos esbanjadores vai aniquilar a BW no Brasil. Enquanto trabalhava na fábrica em 2001 em uma grande reunião nos foi perguntado o que precisaria para que a marca deixasse a liderança. Era uma mera alusão ao poderio da mesma, não era pra ninguém responder e eu respondi:
1. Ser líder
2. Tratar os clientes como se eles precisassem da VW e não o contrário.
Fui demitido na segunda feira seguinte e já em 2002 a Fiat assumia a liderança que durou quase 2 décadas
Que semicondutores são esses? Onde são produzidos? Porque estão faltando? O que aconteceu para essa falta? Não existe um plano “B”? Que bagunça é essa?