Destaque Novidades

Volkswagen mata o icônico sedã Passat, mas perua Variant sobreviverá

Descontinuado no Brasil há alguns anos, o Volkswagen Passat foi para a aposentadoria definitiva, mas a Passat Variant segue
Volkswagen Passat Variant R-Line [divulgação]
Volkswagen Passat Variant R-Line [divulgação]

Aposentado no Brasil em agosto de 2020, o Volkswagen Passat virou o ano e já foi para a fila do INSS lá na Europa. Com produção encerrada às vésperas da troca de geração, o sedã grande é um dos modelos mais emblemáticos da Volks, mas as vendas fracas decretaram seu fim. A surpresa, no entanto, é que a perua fica.

Ao contrário do Brasil onde os consumidores comuns não dão a mínima para as peruas, lá na Europa as vendas dos modelos familiares superam de longe dos sedãs. Modelos como Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e até o Volkswagen Passat tem a representação das peruas expressivamente superior à dos sedãs.

Por isso, a Volkswagen decidiu por manter em linha a Passat Variant e descontinuar somente o sedã. O modelo também viu sua vida chegar ao fim nos EUA, onde ainda era vendido com plataforma antiga e não tinha relação com a versão internacional (vendida na China como Magotan).

Volkswagen Passat [divulgação]
Volkswagen Passat [divulgação]
O lugar do Passat na linha Volkswagen Europa será preenchido por dois modelos. O cupê de quatro-portas Arteon satisfará os que anseiam pelo lado mais esportivo do sedã executivo. Já o futuro sedã da linha ID, que pode se chamar ID.Aero, ID.7 ou até ID.Passat, será a visão elétrica do longevo modelo. E haverá uma versão perua, é claro.

A nova geração da Volkswagen Passat Variant será lançada em 2023, sendo a nona do modelo. Dessa vez ela seguirá carreira solo pela primeira vez na história. O Passat, vale lembrar, teve versão sedã somente a partir da segunda geração e que se despedirá na oitava. Já o hatch durou apenas as duas primeiras. Ou seja, a perua Variant é a mais longeva da linha e a única que restará.

Volkswagen Passat Alltrack [divulgação]

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>Relançamento da Volkswagen Kombi acontecerá em 9 de março

>>Aposentados, Fiat Uno e VW Fox ficam entre hatches mais vendidos de 2021

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva