Destaque Novidades

Sketch antecipa visual do novo Volkswagen Polo GTS / GTI 2023

Reestilização do Polo GTI na Europa mostrará como o nosso Polo GTS 2023 ficará. Modelo esportivo pode chegar depois do restante da linha
Volkswagen Polo GTI teaser [divulgação] GTS 2023
Volkswagen Polo GTI teaser [divulgação]

Enquanto aqui no Brasil a linha 2022 do Polo recebeu apenas novos equipamentos e central multimídia VW Play, lá fora ele mudou. O hatch compacto recebeu mudanças pesadas na traseira e um tapa na dianteira com elementos herdados do Taos. Mas agora chega a hora de ver como ficará a versão esportiva GTI, ou Polo GTS aqui no Brasil.

Apesar de terem motores diferentes, os Polo GTS e GTI são visualmente idênticos. A reestilização trará menos diferenças visuais entre as versões regulares e a esportiva, mas ainda assim inspiradas o Golf GTI. Prova disso são as luzes de neblina em forma de pontos dentro da grade tipo colmeia.

O formato do para-choque é praticamente o mesmo do Polo R-Line, incluindo as barbatanas na parte inferior. Haverá uma barra luminosa na parte inferior da grade frontal, tal qual o Volkswagen Taos. A diferença é que no Polo GTS / GTI, ela será acompanhada por um filete vermelho, aplicado também nos faróis.

Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]

GTI vs GTS

Lá na Europa, o Volkswagen Polo GTI conta com motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo. Ele entrega 197 cv e 32,7 kgfm de torque. Ele é pareado exclusivamente à transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com seis marchas. Segundo a Volks, são necessários 6,7 segundos para atingir 100 km/h.

Já aqui no Brasil, o Polo GTS traz motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. São 47 cv e 7,2 kgfm de torque a menos. Com transmissão automática de seis marchas, ele chega aos 100 km/h em 8,4 segundos. Novamente comparado ao GTI, o GTS brasileiro atinge a mesma velocidade 1,4 segundo mais tarde.

Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
O lançamento do novo Volkswagen Polo GTI acontecerá ainda nesse ano na Europa. Já o Polo GTS será lançado no Brasil somente em 2022 como linha 2023. Ele poderá estrear alguns meses depois da reestilização do restante da linha Polo e Virtus.

>>Volkswagen Polo e Virtus 2022 tem três versões acima de R$ 100 mil

>>Polo e Virtus 2022 ganham central VW Play

>>Volkswagen Polo 2022 realmente se transformou em um mini-Golf

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Acho que uns erros nos dados apresentados na matéria:

    – Motor tem 200 cv, já que o mesmo do primeiro Polo GTI da atual geração.
    – Se o GTI leva 6,7 s e o GTS, 8,4 s para chegar a 100 km/h, há um diferença de 2,4 s.