Destaque Novidades

Volkswagen revela novo up! GTI

Versão esportiva tem motor 1.0 TSI de 115 cv e 20,4 kgfm de torque
Frisos vermelhos fazem jus a sigla GTI (Divulgação)

Na mesma semana na qual teve a produção confirmada por seu CEO, a Volkswagen revelou o novo up! GTI Concept. A versão esportiva do subcompacto foi apresentada ainda como conceito durante o Wörthersee, evento de entusiastas da Volkswagen que acontece todos os anos na Áustria.

Bancos xadrez são clássicos da linha GTI (Divulgação)

Apesar de se tratar de um conceito, a Volkswagen afirma que o up! GTI de produção não terá grandes mudanças em relação ao modelo apresentado. Visualmente, ele honra a sigla e traz detalhes como a grade e tampa do porta-malas com frisos vermelhos, faixas pretas laterais e logotipos alusivos à versão. Há ainda spoilers, saias laterais, para-choque traseiro remodelado, suspensão rebaixada em 1,5 cm e rodas de 17 polegadas com novo desenho.

Rodas de 17 polegadas têm desenho exclusivo (Divulgação)

Vamos ao que interessa: sob o capô, o up! GTI tem o mesmo motor 1.0 TSi do modelo à venda no Brasil, só que bebe apenas gasolina e gera 115 cv e 20,4 kgfm de torque  a 2.000 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas.

São 10 cv e 3,6 kgfm de torque a mais do que o up! brasileiro abastecido com etanol. Segundo a Volkswagen, o pequeno acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos (contra 9,5 segundos do nacional) e atinge a máxima de 197 km/h.

Por dentro, os puristas vão abrir um sorriso, já que há o clássico revestimento dos bancos em xadrez das versões GTI, além de detalhes de acabamento vermelho. Com ele fica clara aintenção da Volkswagen em tentar resgatar com o up! GTI a proposta de hatch leve, ágil e divertido, ou seja, um autêntico pocket rocket igual ao seu ancestra,  o primeiro Golf GTI-  lançado em 1976 – equipado à época com um 1.6 de 110 cv.

 

 

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Um comentário

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar