Destaque Novidades

Volkswagen será processada por brincadeira de primeiro de abril

As definições de deu ruim foram atualizadas: Volkswagen será processada por desastrosa brincadeira de primeiro de abril feita neste ano
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]

Depois de repercutir mal na imprensa internacional e virar alvo de críticas pelo público, a brincadeira de primeiro de abril da Volkswagen terá mais uma consequência. De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, a marca será processada pela história do Voltswagen pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

A Securities and Exchange Comission (SEC) investiga que o anúncio de mudança de nome feito pela Volkswagen tenha afetado diretamente o valor das ações da companhia. Graças à alta repercussão da mídia e do público, as ações da VW subiram 12,5% após o anúncio de que mudaria seu nome para Voltswagen.

No entanto, esse tipo de movimentação foi vista pela SEC como ilegal, visto que a marca mentiu para ganhar valor de mercado. Tudo, na realidade, não passava de uma brincadeira de primeiro de abril.

Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Volkswagen ID4 GTX [divulgação]
Informações vazaram na mídia sobre a troca de nome da Volkswagen poucos dias antes do final de março. No dia 30, a marca soltou um release confirmando a mudança para Voltswagen e diversos executivos endossavam os rumores. A história foi além com o site e mídias sociais da marca nos EUA trocando toda comunicação para o novo nome.

A imprensa internacional repercutiu toda ação, inclusive noticiada aqui no Auto+. Mas, quando a Volks percebeu que a brincadeira havia ido longe demais, alguns jornais já estavam desmentindo a marca. Pouco depois, antes mesmo de primeiro de abril chegar, a VW desistiu da brincadeira e cancelou toda a ação.

Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Essa brincadeira pode custar um processo milionário à Volkswagen tal qual pagou a Tesla por declarações do CEO Elon Musk. O executivo publicou em seu Twitter que transformaria a Tesla em uma marca privada novamente. Isso fez as ações dispararem, mas logo ele foi desmentido e sofreu processo.

>>Voltswagen: brincadeira de 1º de abril pega mal e haverá consequência

>>Voltswagen? VW muda de nome por causa dos carros elétricos

>>GTI + SUV + elétrico = Volkswagen ID.4 GTX

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar