Destaque Novidades

Volkswagen suspende produção no Brasil por causa do Covid-19

Paralização temporária da fabricação de carros da Volkswagen no Brasil ocorrerá entre 24 de março e 04 de abril
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Enquanto Honda e Chevrolet interromperam a produção de seus carros no Brasil temporariamente por falta de componentes, a Volkswagen decidiu fazer o mesmo, mas por outro motivo. O agravamento dos casos de Covid-19 no país levou à marca alemã a decretar suspensão da fabricação de carros entre 24 de março e 04 de abril.

Segundo a Volkswagen em seu comunicado oficial, “Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais.”

A marca ainda ressalta que as áreas administrativas seguem em esquema de home-office desde o começo da pandemia. No caso das atividades fabris, os Sindicatos locais foram comunicados e estão de comum acordo com a Volkswagen.

Volkswagen up! Xtreme 2021 [divulgação]
Volkswagen up! Xtreme 2021 [divulgação]
Assim, a partir de 24 de março, as fábricas da marca serão paralisadas e a produção dos carros será afetada. Hoje São Bernardo do Campo (SP) é responsável pela produção de Polo, Virtus, Saveiro e Nivus. Já a planta de São José dos Pinhais faz T-Cross e Fox, enquanto Taubaté é o berço de Gol, Voyage e up!.

Todas essas unidades serão afetadas com a paralização temporária de produção, levando a um possível desabastecimento de alguns modelos na rede de concessionárias. A fábrica de São Carlos, também no interior de São Paulo como São Bernardo e Taubaté, é responsável por produzir os motores da Volkswagen.

Volkswagen Virtus Highline [divulgação]
Volkswagen Virtus Highline [divulgação]
Por lá são feitos os motores da família TSI (1.0 e 1.4), que são exportados para outros países, incluindo EUA e México. Não se sabe ainda como serão afetados esses países com a interrupção temporária. Além disso, a planta também produz os motores aspirados 1.0 MPI, 1.6 8V e 1.6 MSI.

>>Novo Peugeot 308 promete ser o pior pesadelo do Volkswagen Golf

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>VW Polo supera Peugeot 208 como hatch compacto mais caro do Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar