Destaque Novidades

Volkswagen Taos e Jetta terão novo motor 1.5 TSI

Nos Estados Unidos, o novo SUV médio Taos e o sedã médio Jetta trocarão o motor brasileiro 1.4 TSI pelo europeu 1.5 TSI
Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]

Produzido no Brasil na fábrica de São Carlos, o motor 1.4 TSI da Volkswagen é usado pelo Jetta e pelo Tiguan vendidos lá nos Estados Unidos. Era esperado que ele também equipasse o inédito SUV médio Taos também na América do Norte, já que por aqui ele será vendido com motor 1.4 TSI. Mas os planos da Volkswagen são outros.

O Volkswagen Taos estreará nos Estados Unidos o novo motor 1.5 TSI Evo, que estava presente, até então, apenas nos modelos europeus da marca. O novo motor terá apenas 10 cv a mais que o 1.4 TSI, saltando de 150 cv para 160 cv. Mas o seu grande foco é na economia de combustível.

Lá na Europa o 1.5 TSI não passou pelo aumento de potência que foi feito para o mercado norte-americano. Em modelos de porte médio como o Golf MK8, ele entrega consumo na casa dos 18,2 km/l em ciclo misto – é um motor bastante econômico para um modelo sem ajuda de qualquer tipo de aparato elétrico.

Volkswagen Jetta (divulgação)

Além do SUV médio Taos, a Volkswagen pretende substituir o motor 1.4 TSI brasileiro pelo novo 1.5 TSI no Jetta produzido no México, segundo o site Roadshow. É esperada uma melhora de 10% no consumo do sedã médio com o novo motor, atingindo números próximos a 15 km/l em ciclo misto cidade estrada pelo padrão americano.

Apesar de o Volkswagen Jetta vendido no Brasil ser produzido na mesma fábrica mexicana que exporta o sedã médio para os Estados Unidos, as chances de que o nosso modelo troque o motor 1.4 TSI flex nacional pelo 1.5 TSI gasolina europeu é bastante remota.

A Volks vem investindo forte na pluralização desse motor em seus carros aqui no Brasil, incluindo em modelos compactos como Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross Highline e, futuramente, Nivus GTS. Até mesmo o nosso Volkswagen Taos será equipado com o atual 1.4 TSI, garantindo sua sobrevida por mais um tempo.

>>Projeção: Volkswagen Nivus GTS pode chegar em 2022

>>Volkswagen Taos mostra como enfrentará o Jeep Compass

>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar