Destaque Novidades

Volkswagen Tarok antecipava o Taos e ninguém percebeu

Sempre descrita como a futura rival da Fiat Toro, mas que não entrou em produção (ainda), Volkswagen Tarok e Taos são irmãos
Volkswagen Tarok antecipava o Taos [divulgação]
Volkswagen Tarok antecipava o Taos [divulgação]

Conceitos são criados para antecipar futuros modelos e, nem sempre, aparecem nos Salões do Automóvel exatamente da maneira com a qual entrarão em produção. A Fiat antecipou a Toro com um conceito de SUV com pegada de sedã e a Volkswagen deu um spoiler de seu novo SUV médio Taos com a picape Tarok, algo que muita gente não percebeu.

Agora com a revelação oficial do Taos na Argentina e nos Estados Unidos, fica um pouco mais claro qual foi o plano da Volkswagen. O SUV médio já estava programado para ser lançado no nosso país e também na América do Norte – situações que explicam a aparição da picape conceito Tarok no Salão de São Paulo e no Salão de Nova York.

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]
Outra proximidade no quesito conceitual estava no nome: até ser revelado como Taos, o SUV médio da Volkswagen era chamado de projeto Tarek, que para virar Tarok basta apenas trocar uma letra. Só que é no visual que Tarok e Taos mostram que são um derivado do outro.

O para-lama frontal do Taos faz a linha lateral perder a espessura em direção aos faróis, desenho idêntico na Tarok. Além disso, a coluna A traz um pequeno prolongamento dos vidros laterais em ambos. O retrovisor é idêntico, assim como o desenho das portas frontais. Todos os recortes de chapas são iguais, mas há mudanças específicas.

A Tarok tinha capô mais alto, com desenho mais robusto para lembrar da Amarok. Além disso, a porta traseira era menor e trazia linha do vidro ascendente para ligar à caçamba. O para-choque é diferente e há algumas linhas típicas de conceitos para dar um ar mais moderno à picape.

Contudo, ela antecipou que o Taos teria um filete de LED atravessando a grade frontal em direção ao logo da Volkswagen. No caso da Tarok, ela foi ainda mais longe com um segundo friso luminoso na parte superior.

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]
Se por dentro Taos e Tarok ainda têm suas diferenças, basta olhar para o interior para ver que os dois Volkswagen são irmãos. Todo visual do painel é idêntico entre eles, tendo como destaque a dobra no painel proveniente da saída de ar do passageiro que só existe no Taos e na Tarok.

O console central é igual, incluindo o espaço triangular abaixo da manopla de câmbio para abrigar o seletor de tração integral, presente na picape, mas não nas fotos divulgadas do SUV médio. O painel de porta mudou completamente e parece mais sofisticado no Taos do que na Tarok.

Volkswagen Tarok [divulgação]
Volkswagen Tarok [divulgação]
Outra diferença está nos comandos do ar-condicionado, que não foram incorporados à central multimídia do SUV como ocorreu na picape. O Taos trouxe volante de Nivus e manopla de câmbio do T-Cross, enquanto a Tarok usava volante do Golf GTI e manopla de câmbio do Polo.

Ao contrário do Volkswagen Taos que já foi confirmado para chegar às concessionárias brasileiras no começo de 2021, a picape Tarok segue como uma incógnita. Ela foi muito bem recebida aqui no Brasil e também nos EUA, mas seus planos foram adiados e correm o risco de serem cortados definitivamente. Enquanto isso, a Fiat Toro segue sem rivais.

>>Como fica Volkswagen com novo Taos, mudanças no up! e futuro do Gol?

>>Flagra confirma Ford Maverick como nome para rival da Fiat Toro

>>Projeção antecipa Renault Sandero, Logan e Stepway 2022

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar