Destaque Novidades

Volkswagen Tiguan dá uma de Nivus e ganha versão cupê

Tiguan X é o inédito SUV cupê da Volkswagen nascido na China para ser o irmão maior do brasileiro Nivus
Volkswagen Tiguan X [divulgação]
Volkswagen Tiguan X [divulgação]

A família Tiguan está se expandindo mais uma vez. Depois que o SUV médio tomou do Golf a posição de Volkswagen mais vendido no mundo, a marca alemã resolveu expandir seus horizontes. Na segunda geração ele ganhou versão alongada de sete lugares (Allspace vendido no Brasil), híbrida, esportiva R e agora uma inédita variante cupê que é a cara do Nivus.

Usando como base a plataforma alongada do Tiguan Allspace, o inédito Volkswagen Tiguan X tem 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,62 m de altura. Comparando com o modelo de sete lugares, o cupê é 6 cm mais longo e 5 cm mais baixo. Em virtude do estilo mais esportivo, ele carrega apenas quatro pessoas.

Tal qual o Nivus, o Tiguan X tem teto com queda suave e arqueada. O vidro traseiro é bastante inclinado e há um pequeno ressalto na traseira que ajuda a dar um aspecto mais esportivo ao SUV cupê.

Volkswagen Tiguan X [divulgação]
Volkswagen Tiguan X [divulgação]
A dianteira é idêntica ao do Tiguan recém-reestilizado em sua versão esportiva R. Está lá o novo conjunto óptico com prolongamentos nas laterais inspirado no Golf. Já o para-choque com aberturas de ar maiores passa a sensação de esportividade.

Na traseira, o Tiguan X foge do que já foi visto em outras variantes do SUV médio até agora. As lanternas são maiores e com visual arredondado. Elas ficam conectadas como no T-Cross e no Nivus, com direito ao nome do modelo escrito bem ao meio. Saídas de escape no meio do para-choque parecem falsas.

Debaixo do capô, o Volkswagen Tiguan cupê traz apenas opção de motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo, porém em duas variantes: os modelos de entrada entregam 186 cv e 33,6 kgfm de torque, enquanto os mais caros usam a versão de 220 cv e 38,7 kgfm usada também pelo Tiguan R-Line no Brasil.

Volkswagen Tiguan X [divulgação]
Volkswagen Tiguan X [divulgação]
Independentemente da opção de motor escolhida, o Tiguan X traz transmissão DSG de dupla embreagem com sete marchas. A tração integral 4MOTION é de série no motor de 220 cv, enquanto o de 186 cv entrega toda a sua força nas rodas dianteiras.

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

>>Volkswagen Tiguan é reestilizado e ganha versão plug-in

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?  

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar