Curiosidades Novidades

Volvo apresenta chave que limita velocidade máxima do carro

Chamada de Care Key, tecnologia será item de série em modelos partir de 2021
Volvo Care Key (divulgação)

A Volvo apresentou uma nova tecnologia com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo seus modelos. O nome da novidade é Care Key.

A chave inteligente permite ao proprietário estipular limites de velocidade do carro antes de emprestá-lo a outras pessoas da família ou mesmo a motoristas mais jovens e inexperientes – como os que acabaram de receber a habilitação.

Volvo S60 R-Design (divulgação)

O lançamento da chave veio pouco tempo depois da fabricante anunciar que limitará a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h a partir de 2020, a fim de chamar a atenção sobre os perigos do excesso de velocidade.

Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars, disse que a empresa quer iniciar uma conversa sobre se os fabricantes de automóveis têm o direito ou mesmo a obrigação de instalar tecnologia em carros que mudem o comportamento de seus proprietários.

O sistema Care Key vai começar a ser implantado nos modelos fabricados a partir de 2021, e essa não é a única investida da marca. Ela também está preparando um sistema no estilo “Big Bhother”, que vai monitorar o condutor do veículo e intervir  caso detecte que o mesmo esteja embriagado, drogado ou muito distraído.

Volvo XC40 (divulgação)

Segundo a Volvo, um dos fatores que ocasionam os acidentes de trânsito são 3: fatores humanos, intoxicação e distração. E como o abuso de velocidade entra no fator humano, a marca sueca se propõe a dar uma ajudinha para os motoristas mais apressadinhos.

Pesquisas realizadas pela própria marca mostraram que o abuso de velocidade torna tecnologias de segurança inúteis em caso de acidente.

Veja mais:

>> Polestar 2: o Volvo elétrico para incomodar a Tesla

>> Volvo faz recall do XC40 por falha em freio

>> Volvo XC60 diesel já está em pré-venda no Brasil

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva