Mercado Novidades

Volvo e Geely vão criar empresa para produção de motores

Nova unidade vai cuidar de propulsores a combustão e elétricos
Geely Xingyue (divulgação)

A Volvo e sua controladora chinesa Geely anunciaram que vão fundir as atuais operações de produção de motores com a criação de uma nova empresa. O objetivo que essa companhia assuma todas as tarefas de desenvolvimento e produção de propulsores térmicos e híbridos da próxima geração.

Geely Xingyue (divulgação)

Com essa fusão,  Volvo e Geely projetam que  até meados da próxima década as vendas globais das marcas se dividam igualmente entre veículos híbridos e elétricos.

Volvo XC40 Recharge (divulgação)

A empresa vai produzir motores de combustão tecnologicamente avançados e eficientes, além de versões  híbridas para as marcas Geely Auto, Proton, Lotus, LEVC e LYNK & CO. E como vai atuar de forma independente, também poderá fornecer propulsores a outras fabricantes.

Volvo XC40 Recharge (divulgação)

A fusão da operação representa ainda uma colaboração industrial significativa entre a Volvo Cars e a Geely, com importantes sinergias operacionais, industriais e financeiras.

Volvo S60 R-Design (divulgação)

A meta é reunir 3 mil funcionários das atuais áreas de motores da Volvo Cars e 5 mil da Geely, incluindo profissionais de produção, pesquisa e desenvolvimento, compras, TI e finanças. Os planos detalhados do novo negócio ainda estão em desenvolvimento, dependendo de negociações com sindicatos e da aprovação de autoridades.

Volvo S60 R-Design (divulgação)

O Grupo Geely – que controla a sueca Volvo, a fabricante de táxis britânica LEVC e a montadora malaia Proton – vendeu mais de 2 milhões de veículos no ano passado, sendo mais de 640 mil unidades somente da marca Volvo.

Veja mais:

>> Volvo S60 ganha nova geração no Brasil

>> Volvo XC90 ganha versão R-Design com 407 cv

>> Volvo apresenta chave que limita velocidade máxima do carro

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva