Destaque Novidades

Volvo revela novo XC40, seu inédito SUV

Modelo chega ao Brasil no primeiro semestre de 2018
Volvo XC40 (divulgação)

A Volvo revelou o novo XC40, SUV compacto que terá a missão de enfrentar concorrentes tradicionais como BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, assumindo o lugar de seu irmão maior, o XC60, que “espichou” e ficou mais luxuoso na segunda geração. O XC40 tem previsão de chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2018.

O novo XC40 é feito com base na inédita plataforma CMA (Compact Modular Arquitecture) pensada para veículos compactos, e desenvolvida em conjunto com a chinesa Geely — marca detentora da marca sueca. Ele será produzido a partir de novembro na fábrica de Ghent, na Bélgica.

Como esperado, visualmente ele herdou o desenho do conceito 40.1, com linhas bem definidas e inspirações nos irmãos maiores XC60 e XC90. Ainda assim ele traz personalidade e quebra o design conservador que era de praxe na fabricante. Ele traz os típicos faróis “Martelos de Thor” e as lanternas nas colunas traseiras, se diferenciando pelas diversas combinações de cores na carroceria e teto — uma moda seguida nos últimos lançamentos de SUVs em todo o mundo.

Volvo XC40 R-Design (divulgação)

Na cabine, o destaque vai para o painel digital configurável, e a central multimídia com tela de 9 polegadas em posição vertical (como os modelos mais recentes da marca), que agrega diversos comandos do veículo (ar-condicionado, sistemas eletrônicos, entre outros). Há ainda um grande aproveitamento do espaço interno, a exemplo da retirada dos alto falantes do painel das portas para ampliar o espaço dos porta-objetos.

Segundo a Volvo, o XC40 terá a disposição os motores T5 a gasolina de 247 cv (que deve ser usada na topo R-Design) e o D4 turbodiesel de 190 cv. Propulsores híbridos e elétricos e um novo motor três cilindros chegarão posteriormente.

Como manda o DNA da marca sueca, o SUV também contará com recursos de segurança e assistência, como o assistente de frenagem automática, assistente de faixa, câmera com visão 360º e sistema de condução semiautônoma.

Veja mais:

>> Volvo XC40 terá cabine repleta de porta-objetos

>> Mercedes-Benz lança no país GLA com visual repaginado

>> Jaguar revela E-Pace, o SUV caçula

Sobre o autor

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar