Novidades

Volvo confirma SUV cupê elétrico C40 para o Brasil

Marca promete que o inédito C40 100% elétrico será lançado no Brasil em menos de um ano

Volvo C40 [divulgação]
Volvo C40 [divulgação]

Focada em se tornar uma marca ecologicamente correta, a Volvo expandirá rapidamente sua linha de carros elétricos no Brasil. Depois de anunciar a pré-venda do XC40 Recharge, a marca sueca confirmo que o C40 será vendido por aqui. O SUV cupê 100% elétrico chega em menos de um ano.

Confirmado por João Oliveira, diretor geral da Volvo no Brasil, o novo C40 será ofertado em nosso país em no máximo um ano. Ele chegará depois da estreia do XC40 Recharge, programada para setembro. Ou seja, a Volvo tem uma janela entre setembro de 2021 e abril de 2022 para lançar o SUV cupê elétrico.

Ele é totalmente baseado no XC40 Recharge, mas entrega visual mais esportivo. Por isso, conta com dois motores elétricos, um em cada eixo. O conjunto entrega 402 cv e 67,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo, ele atinge os 100 km/h em 4,7 segundos. Já a velocidade máxima é limitada a 180 km/h por questões de segurança.

Volvo C40 [divulgação]
Volvo C40 [divulgação]

Esportividade e autonomia

Por conta do perfil mais aerodinâmico, a autonomia é de 420 km, superior à anunciada para o XC40 Recharge que chega a 418 km. Os dois quilômetros extras são providos somente por conta do visual diferenciado do C40 em relação ao XC40 – é um efeito semelhante ao que ocorre entre os Audi e-tron e e-tron Sportback.

Em questão de dimensões, C40 e XC40 só não são idênticos em altura: o SUV cupê é 7 cm mais baixo por conta do formato arredondado e esguio do teto. A dianteira é nova praticamente nova, com soluções de design que podem aparecer no XC40 reestilizado. Ele traz faróis mais finos e grade frontal fechada com desenho diferenciado e sem cromados.

Volvo C40 [divulgação]
Volvo C40 [divulgação]
O para-choque esportivo tem entradas de ar maiores, ainda que isso não seja necessário em um carro elétrico. O local mais ousado do Volvo C40 é a traseira. Ele tem lanternas prolongadas pelo vidro traseiro e ligadas na tampa do porta-malas por um vão. A parte interna da lanterna ainda traz recorte na cor da carroceria.

Aerofólio na tampa do porta-malas e um recorte no teto dão estilo esportivo ao SUV. Já a cabine é idêntica entre os dois SUVs. Isso inclui a central multimídia com sistema Google.

Volvo C40 [divulgação]
Volvo C40 [divulgação]

>>Volvo XC40 elétrico chega ao Brasil por R$ 389.950 em pré-venda

>>XC40 é o SUV compacto de luxo definitivo? – Avaliação

>>Volvo XC60 2022 reestilizado vaza com visual renovado