Destaque Novidades

Volvo V60 sai de linha no Brasil e mais uma perua morre

Enquanto na Europa mais de 80% das vendas da família 60 da Volvo são da perua V60, por aqui ficaremos apenas com o sedã
Volvo V60 [divulgação]
Volvo V60 [divulgação]

A vida das peruas não está fácil no Brasil. Depois da aposentadoria da Fiat Weekend no começo do ano, agora a Volvo V60 se despede do nosso mercado. Apesar de representar uma massiva parte das vendas da família 60 na Europa, por aqui compramos mais o sedã.

Como resposta à baixa demanda e a preferência pelo S60, a Volvo descontinuou as importações da belíssima V60 para o mercado brasileiro. A justificativa, segundo a marca, se deve ao investimento cada vez maior em modelos eletrificados.

Volvo V60 [divulgação]
Volvo V60 [divulgação]
A V60, ao contrário do S60, não tinha versão híbrida no Brasil. Hoje todos os modelos da Volvo possuem ao menos uma variante híbrida plug-in. É assim com os SUVs XC40, XC60 e XC90. Já entre os sedãs, o S90 é 100% híbrido. No caso do S60, há opção híbrida ou somente gasolina.

Antes de sua partida, a Volvo V60 era vendida no Brasil somente na versão T5 Momentum Drive-E. Ela era equipada com motor 2.0 quatro cilindros a gasolina com 254 cv e 35,6 kgfm de torque. Tudo gerenciado pelo câmbio automático de oito marchas Geartronic.

Volvo V60 [divulgação]
Volvo V60 [divulgação]
Com temperamento esportivo, a perua da Volvo chega aos 100 km/h em 6,4 segundos. Apesar disso, é econômica, fazendo 9,3 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Tudo isso podendo carregar 529 litros de bagagem no porta-malas.

O fim das peruas

A Volvo V60 se despede do Brasil custando R$ 225.950 e as unidades restantes em concessionárias são de estoque. A aposentadoria da V60 faz com que o Brasil passe a ter somente cinco peruas: Mini Clubman, Porsche Panamera Sport Turismo, Subaru Outback, Audi A4 Avant (e RS 4) e Audi RS 6.

>>Avaliação: Volvo S60 T8 R-Design é canivete sueco melhor que os rivais

>>É possível ir de São Paulo e Campinas sem gastar um real?

>>Avaliação: Mini Clubman JCW não é o tipo tradicional de perua, ainda bem

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar