XC40 híbrido morre, mas elétrico fica e ganha rede de carregamento

Volvo mata XC40 híbrido no Brasil, mas mantém modelo elétrico agora auxiliado por uma grande rede de carregamento

Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]

O Brasil tem sido um dos mercados mais importantes para a Volvo no mundo. Ainda que não seja o de maior volume, apenas por aqui e na Noruega que a marca não vende mais carros a combustão. Mas a mudança para a eletrificação completa já começou com a morte do Volvo XC40 híbrido no Brasil.

Mas calma, que isso não é uma má notícia. Muito pelo contrário. O Volvo XC40 passará a ser vendido só e somente na versão 100% elétrica no Brasil. Nosso país é o primeiro a fazer isso com o SUV compacto. A Volvo, como um todo, pretende se tornar totalmente elétrica em 2030 no mundo inteiro, mas no Brasil fará essa mudança antes.

“Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade. Quem vem pra Volvo vai encontrar o futuro agora”, comemora João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]
O único porém disso é que o preço médio do XC40 subiu e ele deixou de ser o carro mais barato da marca no Brasil. Ainda assim, é o SUV mais acessível da marca. Até o momento, o XC40 partia de R$ 274.950 na versão Inscription Expression, subia para R$ 299.950 na Inscription e terminava em R$ 304.950 na R-Design. Com motor elétrico, a versão única custa R$ 389.950.

São R$ 10 mil que separam o XC40 elétrico da versão mais barata do XC60, um movimento inteligente da marca sueca. Contudo, o S60 agora assume como modelo mais barato da marca ao custar R$ 344.950 na versão de entrada R-Design. Vale lembrar que, a exceção agora do XC40 que é elétrico, todos os Volvo vendidos no Brasil são híbridos.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]

Estrutura para a eletrificação

Para compensar a virada completa para a eletrificação e tornar viável a presença do XC40 elétrico no Brasil, a Volvo vai investir forte na estrutura. A marca instalará carregadores rápidos por localidades chave no país a fim de criar corredores elétricos. O plano contará com cinco fases, sendo a primeira já no início de 2022.

Serão instalados 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 km saindo de São Paulo. A ideia é ligar a capital paulista a Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Uberlândia, Baixada Santista e o Litoral Norte de São Paulo por meio de postos elétricos nas principais rodovias. Com isso, será possível viajar com um XC40 elétrico tal qual um carro a combustão.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]
A Volvo fará a construção de carregadores rápidos de 150 kWh, que recuperam 100% da carga do XC40 Recharge Pure Electric em 40 minutos. “Assim como os quase 1.000 eletropostos que a Volvo já tem espalhados em todo o Brasil, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga. Além de estarem disponíveis a proprietários de diversos modelos de carros híbridos e elétricos, não somente da Volvo, mas de todas as marcas”, garante João Oliveira.

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