Destaque

VW Amarok 2023 aparece em teaser e prova ser diferente da Ford Ranger

Produção na Argentina da Volkswagen Amarok está confirmada, mas será do modelo antigo, não da nova prima da Ford Ranger

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]

Depois que a Ford revelou a nova geração da Ranger, era questão de tempo até que a nova VW Amarok 2023 aparecesse. Afinal, as picapes médias de Ford e Volkswagen foram desenvolvidas juntas. A má notícia, no entanto, é que o modelo antigo seguirá em produção na Argentina.

A Volkswagen confirmou que a produção da Amarok em Pacheco, Argentina, continua. Contudo, será da geração atual, não fazendo a mudança. Para mercados globais, incluindo Europa, a nova geração da picape da VW será fabricada na África do Sul. O que há de certo, no entanto, é que ela estreia logo no começo do ano que vem.

O novo teaser mostra uma evolução do design da nova Amarok em relação às imagens anteriormente divulgadas. Os faróis agora aparentam estar em seu formato final, com elementos cromados ligando eles à grade frontal – uma clara inspiração no Atlas norte-americano.

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
A carroceria terá linhas fortes e caixas de roda bem marcadas. Com isso, a Volkswagen deixa claro que a Amarok não será uma Ranger com VW na dianteira e traseira. É provável que nenhum painel de carroceria seja compartilhado entre elas. A traseira tem lanternas retangulares aparentemente menores do que do modelo atual.

Já a cabine mostra alguns elementos da Ranger e outros próprios. A central multimídia vertical é idêntica entre as picapes, assim como o painel de instrumentos totalmente digital. Mas todos os elementos plásticos são diferentes, incluindo uma nova maçaneta que parece camuflada no descansa-braço. Volante, no entanto, é o mesmo do VW Nivus.

A Volkswagen ainda não fala sobre mecânica, mas a Amarok deve usar os mesmos motores da Ranger. Por isso, espere por um novo 2.0 diesel com versão turbo e biturbo. Além disso, ela manterá o motor V6 diesel, mas dessa vez originário da Ford, não mais compartilhado com modelos Audi. Uma Amarok esportiva com V6 a gasolina é cotada.

>>VW Amarok é a primeira picape média a custar mais de R$ 300 mil

>>Volkswagen Amarok V6 é estradeira com rugas evidentes | Avaliação

>>VW Amarok 2.0 TDI volta e modelo V6 passa dos R$ 300 mil