Destaque Novidades

Volkswagen deve substituir up! por elétrico e ressuscitar Karmann-Ghia

Plataforma modular MEB servirá para modelos menores que o ID.3 e também para um novo esportivo: substituto de up! e novo Karmann-Ghia vêm aí?
Volkswagen ID.3 [divulgação]
Volkswagen ID.3 [divulgação]

A Volkswagen quer rapidamente ampliar sua linha de carros elétricos por todo o mundo. Para isso, repetirá a estratégia feita com os SUVs, ou seja, atacar todo os nichos quanto possível e rápido. Prova disso é que a marca prepara um novo modelo subcompacto elétrico que pode substituir o up! e um esportivo, que pode ser o novo Karmann-Ghia.

Modular, a plataforma de elétricos MEB servirá a uma família completa de carros do grupo Volkswagen. Hoje ela já se mostra bastante flexível, pois é usada desde o hatch médio ID.3 até o SUV cupê de luxo e-tron Sportback da Audi. Mas a Volkswagen promete modelos ainda menores.

O futuro ID.1 deverá tomar o lugar do up! na Europa. Atualmente o subcompacto tem uma versão totalmente elétrica, o e-up!, mas sua manutenção na linha de produtos da Volkswagen vem sendo questionada há um bom tempo. É bastante provável que o up!, como rumores apontam, não deva sobreviver por muito mais tempo e o ID.1 seria o substituto ideal.

Quem aventa essa possibilidade é Ralf Bandstätter, CEO global da Volks, à revista Autocar: “estamos trabalhando em conceitos para segmento menores. Vamos discutir isso logo. Carros menores são importantes e muito interessantes para nós”, ao se referir à linha de elétricos ID.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Além do possível substituto do up!, a VW também trabalha em um esportivo da linha ID. Recentemente o nome e-Karmann foi registrado pela marca, revelando que uma versão totalmente elétrica do clássico Karmann-Ghia pode estar nos planos.

O novo modelo, que também seria construído sobre a plataforma MEB, pode ser a alternativa Volkswagen ao Porsche 718 Cayman. A diferença seria que o modelo da VW seria totalmente elétrico, com estilo retrô e pegada mais futurista, com toques do passado como será a ID. Buzz, sucessora da Kombi.

>>Futuro do Volkswagen up! em produção começa a ser ameaçado

>>Jeep Compass da Volkswagen será o Taos e estreia em 13 de outubro

>>Volkswagen Polo Track confirmado: vem aí um SUV ou um Polo Cross?

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar