Vendas e Preços

VW mata Gol e Voyage com motor 1.6 no Brasil à espera do Gol SUV

Mudanças causadas pelo Proconve L7 colocam Gol e Voyage na berlinda, mostrando fim de carreira enquanto o Gol SUV ainda não chega

Gol e Voyage 1.6 automático (divulgação)
Gol e Voyage (divulgação)

O prazo final para vender carros que não estão de acordo com o Proconve L7 está chegando e com isso a Volkswagen anunciou algumas importantes mudanças em sua linha. Gol e Voyage serão vendidos só com motor 1.0 MPI a partir de agora. A Saveiro, por outro lado, só terá motor 1.6 MSI. Enquanto isso, o Gol SUV se prepara para chegar.

As mudanças visam atender aos novos protocolos de emissões de poluentes e gases tóxicos. Com isso, Voyage e Gol passam a usar somente o motor 1.0 MPI. O três cilindros aspirado manteve os 84 cv e 10,4 kgfm de torque de antes. Contudo, a Volkswagen tirou de linha as versões 1.6 manual e automáticas.

Essa morte fez com que o Volkswagen Gol e o Voyage entrassem para o mesmo grupo de Renault Sandero e Logan. O quarteto teve versões automáticas por um curto período de tempo e nunca com outro visual a não ser o qual eles foram lançados. Com as mudanças, o Gol agora custa R$ 69.790 e o Voyage sai por R$ 80.790.

Volkswagen Voyage [divulgação]
Nessa mudança da família Gol, a Saveiro foi a maior beneficiada. Ela finalmente abandonou o velho motor 1.6 das versões Robust e Trendline em favor do 1.6 MSI que já era usado pela versão Cross. Com isso, agora todas as Saveiro entregam 120 cv e 16,8 kgfm de torque contra 104 cv e 15,6 kgfm das versões Robust e Trendline quando tinham o motor antigo.

Apesar de esse motor MSI ser compatível com câmbio automático, a Volkswagen segue oferecendo somente a transmissão manual de cinco marchas para todas as versões da picape compacta. Ela é vendida nas variantes Robust Cabine Simples, Robust Cabine Dupla, Trendline Cabine Simples e Cross Cabine Dupla. Preços não foram divulgados ainda.

Volkswagen Saveiro Cross (divulgação)

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>Virtus só tem uma versão abaixo de R$ 100 mil, outros VW encarecem

>>Volkswagen Nivus ganha câmbio manual e motor do up! TSI