Destaque Novidades

VW confirma Nivus com motor de up! TSI para brigar com Fiat Pulse 1.3

Novo Volkswagen Nivus Trendline 170 TSI será produzido no Brasil, mas isso não significa que será vendido aqui
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Enquanto aqui no Brasil a Volkswagen assistiu ao lançamento do Fiat Pulse sem fazer movimentações no Nivus, lá na Argentina ele estará pronto para o ataque. O SUV cupê ganhará uma nova versão de entrada Trendline com motor do up! TSI. A dúvida é ainda sobre o câmbio: será que a Volks lançará o tão desejado Nivus manual?

Produzido no Brasil, o que não necessariamente garante que ele será vendido aqui, o novo Nivus 170 TSI foi confirmado por Martín Massino, diretor comercial da Volkswagen Argentina em entrevista à Cars Magazine. “Antes do fim do ano lançaremos o Nivus 170 TSI na Argentina como a nova versão de entrada da gama”, afirmou o executivo.

A ideia do modelo é atuar como versão mais barata do SUV alemão e pegar o Fiat Pulse 1.3, que ainda será lançado por lá. Caso venha a ser vendido no Brasil, o que é uma possibilidade, esse Nivus 170 TSI poderia custar abaixo de R$ 100 mil. Vale lembrar que o Comfortline hoje parte de R$ 108.680.

Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Essa faixa de preço já coloca o Volkswagen Nivus Comfortline brigando diretamente com o Fiat Pulse Audace, a segunda versão mais cara. O SUV da Fiat ainda tem as variantes Drive 1.3 de R$ 79.990, Drive 1.3 CVT de R$ 89.990 e Drive 1.0 turbo de R$ 98.990. Não seria difícil ver o novo Nivus 170 TSI com preço intermediário entre os Pulse Drive 1.3 e Drive turbo.

Menos preço, menos potência

Para baixar o preço, o Nivus de entrada também baixará a potência. O motor segue o 1.0 TSI três cilindros turbo. Contudo, ao invés de oferecer os 128 cv e 20,4 kgfm de torque das versões Comfortline e Highline, ele passará a entregar os 105 cv e 16,8 kgfm que oferecia o up! TSI. É por isso que a sigla troca de 200 TSI para 170 TSI.

Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
A dúvida que resta ainda é qual a transmissão que o modelo utilizará. A chance maior é que a Volkswagen oferecerá o novo Nivus de entrada com transmissão automática de seis marchas, como o restante da linha. Contudo, existe a possibilidade de uma variante manual de seis marchas, que é desejada há tempos pelo mercado desde o lançamento do SUV cupê.

>>Fiat Pulse Impetus vs. VW Nivus Highline: quem entrega mais por menos?

>>Tiguan sai de linha, Taos se torna o SUV mais caro da VW no Brasil

>>Fiat Pulse traz o que o Argo tem de melhor e além | Impressões

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Decisão muito acertada. A maior parte das pessoas usa o carro predominante na cidade. Nas grandes cidades brasileiras o trânsito lento é o principal inimigo da economia de combustível. Os carros mais potentes são os que mais gastam no trânsito lento. Pra viajar quase ninguém anda a velocidade acima dos 140 kms. Além de correr risco de multas mais pesadas e a viagem com altas velocidades, principalmente em família, se torna extresssante e perigosa. Com certeza essa versão do Nivus vai fazer muito sucesso. Quando mais jovem tive um Uno quadrado zero em 1998. Só Viajava a 140/160 km. Corri muito perigo desnecessário. Quem for irresponsável com esse Nivus andará muito facilmente a 160 km, embora racionalmente não há nenhuma necessidade de se expor a tal nível de perigo.