Destaque Mercado

VW Passat Variant é carro mais vendido da Alemanha e peruas dominam

Peruas morreram? Não na Alemanha onde a Volkswagen Passat Variant se tornou o carro mais vendido em 2020
Volkswagen Passat Variant [divulgação]
Volkswagen Passat Variant [divulgação]

À primeira vista as peruas pareciam ter morrido por causa dos SUVs. Só que não. O segmento fora do Brasil ainda é forte e tem seus fieis adeptos. Como prova a Volkswagen Passat Variant que se tornou o carro mais vendido da Alemanha.

Em primeiro lugar, a perua do Passat conquistou a coroa no ranking de vendas na primeira metade do ano fiscal (entre abril e setembro), mostrando não somente que o segmento está vivo, mas que as peruas dominam na Europa.

Dados fornecidos pelo Car Industry Analysis revelam que dos dez carros mais vendidos da Alemanha nesse primeiro período de 2020, três são peruas, sendo delas as posições mais altas no ranking.

Volkswagen Golf Variant (divulgação)

Além da Passat Variant, a Volkswagen conseguiu encaixar a Golf Variant na terceira colocação, separada de sua irmã pelo Tiguan, VW mais vendido do mundo. Contudo, não é somente a Volkswagen que tem espaço nesse ranking, já que a Ford também garantiu seu lugar.

Modelo mais vendido da família Focus na Alemanha, a perua Focus Turnier em quinto lugar está a apenas 3 mil unidades de distância da líder Passat Variant. Outro Ford na lista é o Fiesta, que é um dos compactos mais vendidos da Europa.

Ford Fiesta ST Performance Edition (divulgação)

Peruas, hatches e…uma van?

Na Alemanha, o hatch compacto mais vendido é o Volkswagen Polo, que está prestes a superar seu irmão Golf na lista. Como resultado, as vendas do hatch médio são inferiores às do Polo pois o ranking é computado de acordo com a geração do carro.

A posição mais baixa do Golf se justifica pois o o modelo presente na lista é o de sétima geração, assim como a perua Golf Variant. Ou seja, não são somadas as vendas do Golf MK8, situação que tiraria a Passat Variant da liderança.

Fiat Ducato (divulgação)

Da mesma forma que uma perua na liderança é surpresa, uma van de grande porte como a Fiat Ducato ocupar um dos postos de carros mais vendidos da Alemanha é algo bastante inusitado. Por outro lado, o Opel Corsa em nono lugar mostra o quão bem fez a marca ao se divorciar da Chevrolet.

Carros mais vendidos da Alemanha entre abril e setembro

  1. Volkswagen Passat Variant – 23.731 unidades
  2. Volkswagen Tiguan – 23.253 unidades
  3. Volkswagen Golf Variant – 22.050 unidades
  4. Fiat Ducato – 22.022 unidades
  5. Ford Focus Turiner – 20.261 unidades
  6. Volkswagen Golf – 19.729 unidades
  7. Volkswagen Polo – 19.697 unidades
  8. Volkswagen T-Roc – 19.490 unidades
  9. Opel Corsa – 17.850 unidades
  10. Ford Fiesta – 16.200 unidades

>>Opel registra desenhos do Corsa no Brasil

>>Volkswagen prepara SUV menor que o Nivus com tamanho de EcoSport

>>Avaliação: Mini Clubman JCW não é o tipo tradicional de perua, ainda bem

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar