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Volkswagen Polo 2022 realmente se transformou em um mini-Golf

Esperado para o Brasil em 2022, novo Volkswagen Polo tem visual renovado e totalmente inspirado no Golf
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]

Quando a Volkswagen relançou o Polo no Brasil em 2017, ele foi anunciado nas propagandas como mini-Golf. Ainda que eles tivessem suas semelhanças visuais, os irmãos tinham certa distância. Agora reestilizado, o Polo 2022 realmente veste a carapuça de versão em miniatura do hatch médio.

Revelado na Europa, o novo Polo reestilizado deverá chegar ao Brasil somente no próximo ano. O modelo atual será mantido na versão de entrada Track, que ainda deverá receber visual aventureiro. Já o hatch reestilizado deverá subir o patamar de preços – assim, a versão Highline também deve passar dos R$ 100 mil, como já aconteceu com a GTS.

Seguindo a moda

Tal qual aconteceu com a reestilização do Renault Sandero brasileiro, o Volkswagen Polo 2022 ganhou lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas. O formato externo foi mantido tal qual o modelo atual, mas a parte interna foi toda modificada. Feita totalmente em LED, ela tem visual inspirado no Golf mk8.

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Novo para-choque traseiro traz área maior para a placa. Por conta do novo desenho das lanternas, os refletores foram reposicionados no para-choque, fazendo par com o novo aplique plástico preto na parte inferior.

O Polo 2022 traz novos faróis full-LED em todas as versões. Como destaque para as variantes equipadas com sistema adaptativo IQ.Light, o novo hatch tem faixa iluminada na grade frontal. É exatamente a mesma tecnologia de iluminação e grade com LED que foi aplicada no SUV médio Taos no Brasil.

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
O para-choque apresenta entrada de ar única e maior que antes. A área das luzes de neblina (agora em LED) é separada apenas por um friso na cor da carroceria. Na versão R-Line, o Polo 2022 tem apliques em plástico preto brilhante e uma falsa saída de escape na traseira.

Heranças do Nivus

Além do novo logotipo da Volkswagen, o Polo 2022 herdou alguns itens do Nivus. O volante é o mesmo do SUV cupê, que será vendido na Europa como Taigo. Ele traz também manopla de câmbio do T-Cross e sistema de ar-condicionado digital sensível ao toque igual ao do Tiguan reestilizado.

Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo R-Line 2022 [divulgação]
Do Nivus ainda vem a nova coloração interna mais escura, que deixa o interior mais refinado visualmente. O Polo reestilizado ainda traz painel de instrumentos digital Active Info Display de 8 polegadas para todas as versões como item de série. Contudo, as variantes mais caras contam com o Digital Cockpit Pro de 10,25 polegadas com mais recursos.

Aqui no Brasil é esperado que o Polo 2022 ganhe também alguns itens do Nivus. Entre eles estarão o volante e a central multimídia VW Play. O hatch compacto poderá ganhar melhorias no acabamento com a reestilização, já que esse sempre foi um item bastante criticado tanto nele quanto no restante da família Polo (Virtus, Nivus e T-Cross).

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]

Mudanças e manutenções

A Volkswagen manteve as mesmas opções mecânicas de antes no Polo 2022 europeu. As versões de entrada usam motor 1.0 MPI de 80 cv, enquanto as demais usam o 1.0 TSI com 95 cv ou 110 cv. A transmissão manual de cinco marchas é item de série para os motores menos potentes, enquanto os modelos TSI podem usar caixa de dupla embreagem com 7 marchas.

As versões também mudaram. Saem de linha as designações Trendline, Comfortline e Highline, entram Life, Style e R-Line. A variante de entrada passa a se chamar simplesmente Polo, sem nenhum sobrenome. O Polo GTI será lançado em um segundo momento e inspirará o visual do GTS brasileiro.

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Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

9 Comentários

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  • Está mais para um “quero ser Argo” do que mini golf…
    O acabamento e design interno continuam pobres e simplórios. Só mudou alguns milímetros de farol dianteiro e lanterna traseira à lá Argo…

  • Eu gosto é de dirigir, o que adianta ter toda está Parafernalha digital e ter freio a tambor, custar R$ 100 mil … tenho um carro ” sedan “, com 15k, quitado, Highline, ” câmbio manual ” …sem perder tração, arranco na sinaleira normalmente, deixo todos para trás; para andar 40/60/80 KM/h… por que trocaria ???
    Também na minha garagem, tenho um maravilhoso UP TSI 2020 .

  • Quando olho pra esse carro, não consigo engulir que ele se chama Polo, acho um nome muito sem graça, se estivesse escrito Gol, acho que já tava vendo um jeito de comprar um pra mim.