Curiosidades Destaque Novidades

Projeção: como VW Polo e Virtus podem ficar reestilizados

Volkswagen Polo e Virtus se aproximam de três anos de mercado e reestilização deverá ser inspirada no novo Golf 8
Polo 2022
Volkswagen Polo [@brazilautomotive]

Desenvolvido na Europa e vendido em diversos países, incluindo o Brasil, o Volkswagen Polo e seu irmão Virtus estão prestes a completar três anos de mercado. E é justamente nessa época em que a primeira reestilização aparece, especialmente em modelos de grande volume.

Imaginando como pode ficar o visual do Polo e do Virtus em 2022, o perfil Brazil Automotive (@brazilautomotive) se inspirou na oitava geração do Volkswagen Golf para desenhar as linhas da reestilização dos compactos vendidos no Brasil.

Mini Golf

Ainda não há nenhuma unidade dos modelos em testes ou informações sobre a reestilização, portanto a projeção é puramente imaginativa e inspirada na nova linguagem visual da Volkswagen. Prova disso é que os compactos ganharam faróis com prolongamento nas laterais como aconteceu com Tiguan e Golf.

A grade frontal estreita conecta os faróis e está mais alta que no atual Polo. Já o para-choque tem desenho mais discreto, com abertura de ar unificada e pequenos frisos na cor da carroceria como no Golf de oitava geração.

Virtus 2022
Volkswagen Virtus [@brazilautomotive]
As mudanças promovidas pela Volkswagen na cabine do Nivus deverão ser reaproveitadas por Polo e Virtus junto das novidades visuais. O SUV cupê ganhou central multimídia nova com tela maior e o novo volante, que deverá ser adotado nos demais modelos da marca alemã conforme receberem alterações de design.

Turbos e aspirados

Considerando o sucesso de mercado que Polo e Virtus obtiveram no Brasil, é pouco provável que a Volkswagen faça algum tipo de mudança mecânica nos compactos quando chegar a hora da reestilização.

Atualmente Polo e Virtus são oferecidos com três motores diferentes e duas opções de transmissão. O hatch totaliza quatro opções de motor por conta do 1.0 MPI três cilindros aspirado de 75 cv e 9,7 kgfm de torque que não está disponível para o sedã. O câmbio é manual.

Os compactos da Volkswagen têm à disposição nas versões mais baratas o motor 1.6 MSI quatro cilindros aspirado de 117 cv e 16,5 kgfm de torque. Esse é o único motor que tem opção de transmissão manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Já as versões mais caras usam o turbinado 1.0 TSI três cilindros de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Há ainda os esportivos Polo GTS e Virtus GTS com motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Os dois motores turbo são ligados a um câmbio automático de seis marchas.

>>VW Polo e Virtus GTS vão a 200 cv com preparação

>>Toyota Corolla: quantos salários mínimos necessários para comprar um?

>>Volkswagen Nivus chega em duas versões com preços a partir de R$ 85.890

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva