Destaque

VW Virtus 2023 estreia na Índia custando R$ 114.600 com motor 1.5 TSI

Além da opção mais moderna que o GTS brasileiro, novo Volkswagen Virtus 2023 estreia na Índia com quatro versões

Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]
Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]

Enquanto aqui no Brasil o Volkswagen Virtus ainda roda camuflado e tentando se esconder, lá na Índia ele começa sua caminhada em direção às concessionárias da marca. Com visual que deve ser seguido pelo modelo brasileiro, o sedã compacto estreia em quatro versões, incluindo uma com nome nunca usado aqui no Brasil.

O Volkswagen Virtus 2023 indiano começa em 1.121.900 rupias (R$ 71.767) na versão Comfortline manual. Sobe a 1.297.900 rupias (R$ 82.980) na Highline manual, que também oferece opção automática por 1.427.900 rupias (R$ 92.291). Há ainda a versão Topline nunca oferecida em um Volkswagen vendido no Brasil.

Tal qual o Virtus Highline indiano, o Topline tem opção manual e automática, que são vendias por, respectivamente, 1.441.900 rupias (R$ 92.184) e 1.571.900 rupias (R$ 100.495). Até aqui, todas as variantes do sedã do Polo são vendidas com motor 1.0 TSI três cilindros turbo chamado pela Volkswagen indiana de Dynamic Line.

Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]
Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]
Ele é mais fraco que o modelo brasileiro, entregando 115 cv e 18 kgfm de torque. É uma performance intermediaria entre os 128 cv e 20,4 kgfm de torque das versões Comfortline e Highline brasileiras e a futura variante de entrada TSI com acerto usado no up! TSi, o qual conta com 105 cv e 16,8 kgfm de torque.

Com transmissão manual de seis marchas, o Virtus indiano tem média de 19,4 km/l. Já com o câmbio automático de seis marchas, o número baixa para 18,1 km/l. Já para os que querem mais potência, o modelo é oferecido na versão GT Plus, que deve inspirar a nossa GTS. Nesse caso, o motor é 1.5 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]
Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]
Os números de potência e torque são os mesmos do Virtus GTS, contudo, o consumo é bem melhor. Pareado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, ele faz média de 18,6 km/l. O GTS, que ainda será lançado, teve seu consumo vazado marcando com gasolina 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

Cores do Brasil?

Lá na Índia, o Volkswagen Virtus será vendido nas cores Wild Cherry Red (igual ao Vermelho Sunset brasileiro), Carbon Stell Grey (Cinza Platinum no Brasil), Reflex Silver (Prata Sirius), Candy White (Branco Puro), Rising Blue (Azul Biscay) e Curcuma Yellow (Amarelo Curcuma das imagens de divulgação do Polo quando foi lançado no Brasil).

Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]
Volkswagen Virtus GT Plus [divulgação]

>>Fiat Mobi Like e VW Gol MPI são versões mais vendida do Brasil em maio

>>Volkswagen Polo GTS 2023 deve ter mais itens de segurança que o Nivus

>>Polo 2023 e Virtus ficarão mais econômicos nas versões TSI e GTS