Moto+ Novidades

Yamaha Factor 150 ganha sistema UBS

Conjunto de freios unificado garante melhor equilíbrio nas frenagens
Yamaha YBR 150 Factor ED UBS (Divulgação)

A linha 2018 da Yamaha Factor 150 chega com novidade em termos de segurança: o sistema de freios unificado, item já presente na Fazer 150 e na scooter Neo 125.

Batizado de UBS (Unified Brake System), o sistema unifica a frenagem dianteira e traseira apenas com o acionamento do pedal do freio traseiro, distribuindo melhor a força da frenagem entre o freio a disco dianteiro e o freio a tambor traseiro.

Cor vermelha é novidades (Divulgação)

O recurso é útil, já que é comum motociclistas acionarem apenas o freio traseiro – lembrando que o recomendado é acionar os dois freios ao mesmo tempo. Além de aumentar a capacidade de frenagem da Factor 150 2018, o sistema UBS também ajuda numa melhor distribuição de peso da moto na durante as frenagens, aumentando a estabilidade.

Sigla UBS identifica versão com o sistema (Divulgação)

O modelo também traz uma nova cor vermelha (que se soma as tonalidades preta e branca), além de novos gráficos e a sigla UBS no para-lama dianteiro para identificação da versão equipada com o sistema. Independentemente da versão, a Factor é sempre equipada com o motor de 150 cm3 flex que gera até 12,4 cv a 7.500 rpm e 1,3 kgfm de torque a 5.500 giros.

Traseira se destaca com lanterna dividida (Divulgação)

A Yamaha Factor 150 2018 é vendida em duas versões: Factor 150 ED UBS, com partida elétrica, freio a disco na roda dianteira, sistema UBS e rodas de liga-leve (R$ 8.890), e Factor 150 E, um pouco mais simples, equipada com partida elétrica, freio dianteiro a tambor e rodas raiadas (R$ 7.990). Ambas têm garantia de três anos.

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva